Cidadeverde.com

Sem registro, 1º gol da seleção feminina de futebol em Copa é reconstituído

Imprimir

"Eu lembro que a Sissi bateu [o escanteio] no meio da área e a goleira do Japão saiu, tentando socar a bola, mas a bola resvalou na mão dela", afirma Elane dos Santos, 51. "Quando eu vi a bola estava em cima de mim. Eu dominei e chutei. 

Como tinha muita gente na frente, foram segundos de agonia até ver que a árbitra sinalizava o gol", diz a ex-jogadora brasileira.

A situação descrita pela zagueira que vestia a camisa 6 é a do primeiro tento marcado pela seleção brasileira de futebol na primeira Copa do Mundo feminina, em 1991. 

O torneio foi disputado na China e não é fácil encontrar um registro deste momento. Com isso em vista, a Fiat, patrocinadora de todas as seleções do Brasil, resolveu fazer um vídeo para reconstituir o lance.

A partida contra o Japão marcou a estreia do Brasil, que estava no grupo B, ao lado de Estados Unidos e Suécia. A vitória por 1 a 0 contra a seleção oriental antecedeu duas derrotas e eliminação -na sequência veio um 5 a 0 contra as americanas, que se sagraram campeãs, e um 2 a 0 frente ao time sueco.

Elane participou de três Copas do Mundo (1991, 1995, 1999) e se aposentou em 2005. Atualmente ela é motorista da Uber no Rio.

O vídeo teve a estreia no telão do Pacaembu nesta quinta (29), no intervalo da vitória do Brasil por 5 a 0 contra a Argentina, em torneio amistoso.

"Para fortalecer a estratégia integrada que vem sendo criada e será apresentada em diversas ações até 2022, recriamos este gol para prestar a devida homenagem a essa importante atleta do futebol feminino", diz Frederico Battaglia, diretor de marketing e comunicação da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina.

A campanha também tem como meta iluminar a história e as conquistas das mulheres no futebol nacional que, muitas vezes, são negligenciadas, pouco reconhecidas ou até mesmo esquecidas, diz Wilson Mateos, vice-presidente de criação da Leo Burnett, agência responsável pela ação.

AMON BORGES
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais