Cidadeverde.com

Gabarito das provas do Encceja será disponibilizado até 6 de setembro

Imprimir

Até 6 de setembro, o gabarito do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será disponibilizado. As respostas certas das questões poderão ser conferidas pelos candidatos no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério de Educação (MEC).

A prova foi aplicada no domingo, 25, em 613 municípios. Na edição deste ano, houve recorde no número de participantes: 1.185.945, aumento de 45% em relação ao ano passado.

Será considerada habilitada a pessoa que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e obtiver nota igual ou superior a 5 pontos na prova de redação, que varia de 0 a 10.

Ao verificar as respostas, o participante tem uma ideia de como foi o desempenho nas provas objetivas. O resultado final, com a correção da redação, está previsto para sair em dezembro.

Gratuito, o Encceja é voltado a jovens e adultos que não se formaram no tempo adequado e buscam o diploma do ensino fundamental e do ensino médio. A prova é aplicada pelo Inep, que encaminha os resultados individuais às instituições certificadoras para possibilitar o processo de certificação.

Certificado 

Os participantes que forem aprovados em todas as áreas de conhecimento terão direito ao certificado de conclusão da etapa de ensino (fundamental ou médio). Aqueles que não atingirem a pontuação mínima em pelo menos uma das áreas para a qual se inscreveram terão direito a uma declaração parcial de proficiência.

Tanto o certificado quanto a declaração são emitidos pelas Secretarias Estaduais de Educação ou Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Vai depender de qual instituição o candidato escolheu na hora da inscrição.


Fonte: Portal do Mec

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais