Cidadeverde.com

Governo do Piauí planeja criação de fundo para estimular esporte

Imprimir

O governador Wellington Dias recebeu na terça, 10, o presidente da Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi), Clemilton Luiz Queiroz Granja, e o ex-senador João Vicente Claudino. “Tratamos com equipe técnica da Fundespi e foi feita uma adequação de programas de incentivo ao esporte. Estamos melhorando a lei para que tenhamos uma fonte garantida de receita, tendo como base a arrecadação do ICMS, num modelo semelhante ao funde de investimento para cultura, onde anualmente, o Estado estabelece uma meta que permite investimento e neste caso será voltado para o esporte”, explica.

Objetivo, segundo o governador, é dar sustentação ao fundo para que o Piauí tenha o programa de desenvolvimento e o sistema estadual que contemplará todos os esportes tanto no amador quanto no profissional.

“Vamos ter parcerias integradas com universidades, trabalhar na vila olímpica da UFPI, na área de esporte da Uespi, cuja pista de atletismo está sendo trabalhada. Lá em Parnaíba vamos investir para concluir a vila olímpica e assim queremos atuar nas cidades polos como Picos, Piripiri, Oeiras, Floriano, Bom Jesus e Corrente para garantir as condições para desenvolver o esporte de qualidade”, ressalta.

O governador defende ainda o ranqueamento do Piauí em cada modalidade esportiva, enumerando os destaques no judô, do badminton, no futebol de salão, futebol feminino, masculino, no basquete, no vôlei, no tiro ao alvo. “A partir desse levantamento, desenvolvermos um programa de incentivo e com isso termos uma fonte garantida de recursos para investimentos também em quadras, campos de futebol e pistas de atletismo”, disse, declarando que esse programa pode ser desenvolvido seguindo os moldes do que é feito com a cultura.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais