Cidadeverde.com

Governo faz ranking e inicia reforma nas piores escolas estaduais

Imprimir
Foto: Fábio Lima/Cidadeverde.com
Antônio José Medeiros fala sobre reformas de escolas por todo o Piauí
 
Uso de drogas, muros em situação preocupante, teto com goteiras, paredes precisando de reparos. Ciente dos problemas das escolas públicas do Estado, o Governo iniciou reformas urgentes antes do início do período letivo de 2009, em fevereiro. Mas antes, elaborou uma espécie de ranking, ainda incompleto, das unidades com maior número de problemas e que devem ser priorizadas. No topo da lista obtida pelo Cidadeverde.com junto à Seduc - Secretaria Estadual de Educação, estão escolas de Teresina, mas a campeã é do interior.
 
A Unidade Escolar Cristã Barreiras, em Barreiras do Piauí, 837 quilômetros ao sul de Teresina, na divisa do Piauí com o Maranhão e o Tocantins, encabeça a lista, seguida das escolas Anicota Bulamarque, no bairro Macaúba, onde um muro caiu durante a chuva e matou um garoto de 8 anos de idade que passava pela calçada, no início de novembro de 2008. Milton Aguiar, no Itararé, e Átila Lira, ambas em Teresina, e Joaquim Borges, em Santana do Piauí, completam a lista das cinco piores escolas em termos estruturais do Estado.
Foto: Yala Sena/Arquivo Cidadeverde.com

Alunos derrubam o que restou do muro que matou criança no colégio
Anicota Bulamarque, na zona sul de Teresina, em novembro
  • As sete escolas com pior estrutura física do Piauí
    Cristã Barreiras - Barreiras
    Anicota Bulamarque - Teresina
    Milton Aguiar - Teresina
    Átila Lira - Teresina
    Joaquim Borges - Santana do Piauí
    Pequena Rubim - Teresina
    Modestina Bezerra - Teresina
    Fonte: Seduc
O ranking foi elaborado com base no LSE - Levantamento de Situação Escolar. Técnicos da Secretaria de Educação já visitaram 91 municípios e devem concluir o relatório de todo o Estado ainda em 2009 para definição de recursos a serem orçados. Enquanto isso, as prioridades já foram definidas entre as escolas avaliadas. De acordo com o secretário Antônio José Medeiros, algumas escolas precisam de reformas gerais dada a gravidade da situação.
 
"Os CAICs estão entre as prioridades. Aquelas estruturas pré-moldadas estão prejudicadas. Mesa, teto... A escola Demerval Lobão, na Primavera, é outra que precisa de mais reparos", exemplificou Medeiros, frisando que cerca de 50 escolas na capital já recebem as melhorias e outras no interior também serão contempladas.
 
Foto: Fábio Lima/Cidadeverde.com
Grades vão impedir que jovens pulem os muros para usar drogas em
escolas públicas como o Odylo de Brito Ramos, no Grande Dirceu
 
Cada escola apresenta sua realidade, e as reformas, mesmo padronizando todas com pinturas semelhantes, atendem questões específicas. Um exemplo são os muros dos colégios no Itararé, onde a grande queixa dos vizinhos sempre foi a insegurança. "Infelizmente, jovens pulavam o muro e se escondiam para usar drogas", admitiu o secretário. Para esse problema, os muros estão sendo substituídos por grades.
 
"Está provado que as grades evitam muito mais a violência que os muros. Vamos melhorar não só a aparência das escolas, padronizando o lado externo com as mesmas cores, mas tratando da fachada à parte interna também", concluiu Antônio José Medeiros.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: