Cidadeverde.com

Eu não tenho medo da morte, diz José Alencar

Imprimir

Há 11 anos lutando contra o câncer, o vice-presidente José Alencar, 77, disse que não tem medo da morte. Em entrevista à Eliane Cantanhêde, colunista da Folha , Alencar conta como descobriu a doença e faz um alerta para o fato de não ter sintoma.

"O grande problema do câncer é que não tem sintoma, e o diagnóstico precoce é absolutamente fundamental", disse ele.

Na semana passada, na primeira entrevista coletiva do ano, em Brasília, Alencar aconselhou que todas as pessoas em situação semelhante a dele não se desesperem. Segundo ele, seu segredo é manter a fé e evitar que a angústia tome conta de seus pensamentos.

O vice-presidente já fez 12 cirurgias para retirar tumores. Ele se internou pela última vez no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no dia 18 de dezembro. Na ocasião, ele voltou a ser internado com quadro de insuficiência renal. De acordo com assessores, exames rotineiros realizados por Alencar apontaram oscilação no funcionamento dos rins. Nos exames, os rins apresentaram dificuldade na eliminação de líquidos.

Para Alencar, o maior desafio durante o tratamento a que é submetido é suportar os efeitos colaterais. Segundo ele, o cansaço sem causa aparente é o que mais o incomoda. "De repente você fica cansado, mas dormiu bem, comeu bem e quando acorda, está cansado e ofegante", afirmou o vice-presidente.

Na entrevista à Folha, Alencar revelou que fez um tratamento de radiofrequência, passou por várias sessões de quimio e está experimentando uma nova combinação de remédios.

Daqui a dois dias, ele terá a resposta se o novo tratamento foi capaz de reduzir os dois novos tumores já detectáveis e inibir os ainda muito pequenos e não perceptíveis.

Fonte: Folha Online

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: