Cidadeverde.com

Oeiras recicla mais de 50 toneladas de pneus em seis meses

Mais 30 toneladas de pneus velhos, recolhidos pelo serviço de coleta seletiva de Oeiras, foram enviadas para reciclagem nesta terça-feira, 17. O trabalho de recolhimento dos pneus é realizado Prefeitura de Oeiras, através da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA) e Secretaria Municipal de Obras. Em seis meses de coleta, já foram recolhidas 54 toneladas de pneus na zona urbana do município.

Em abril, foram encaminhadas para reciclagem outras 24 toneladas de pneus, coletados em diversos estabelecimentos da cidade, como postos de combustíveis, lojas de pneus e borracharias. Após a coleta, o material fica armazenado no Centro de Reciclagem, no Bairro Uberaba, e depois é recolhido pela Reciclanip, associação responsável pela logística reversa de pneus, que colhe e encaminha o material para destinação ambientalmente correta.

A ação é uma medida de responsabilidade ambiental e de saúde pública iniciada pela Prefeitura de Oeiras em março deste ano. A iniciativa também evita que esses materiais sejam jogados nas ruas e terrenos baldios, e tornem-se criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Os pneus transformaram-se em um grande desafio na gestão de resíduos sólidos, pois demoram anos para entrar em decomposição e hospedam vetores de doenças como ratos, mosquitos e baratas.  Para a Prefeitura de Oeiras, além de contribuir para a preservação do meio ambiente e da saúde pública, a reciclagem de pneus possibilita um novo arranjo econômico no município, com a geração de trabalho e renda.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais