Cidadeverde.com

Pacientes que aguardam transplantes estão com pagamento de passagens em atraso

Imprimir

Piauienses que aguardam transplantes de órgãos em filas fora do estado estão com o pagamento de passagens em atraso. Sem o benefício, os pacientes estão impossibilitados de dar andamento a bateria de exames necessária para receber o órgão. 

O custeio do transportes desses pacientes é previsto por lei e feito pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi.

O aposentado Etevaldo Lopes Pimentel convive com uma doença nos rins e aguarda transplante em um hospital especializado em São Paulo.

“É muito complicado, muitas vezes temos anemia muito alta, você não consegue andar, fazer suas atividades de casa. Eu precisaria voltar para São Paulo amanhã porque na sexta-feira (27) teria que fazer um exame chamado cateter e segundo o TFD disse que não tem passagem porque o governo está devendo as empresas aéreas”, reclama.

Outra paciente renal, Alice Fonseca relata estar angustiada com a situação. Ela já perdeu duas viagens por conta do atraso nas passagens e foi orientada a custear as despesas com o transporte, mesmo estando desempregada.

“Até com um salário mínimo não dá pra pagar as passagens. E não é só a gente que vai, vai um acompanhante porque às vezes a gente passa mal e muitas vezes lá em São Paulo não tem nenhum familiar ou amigo para nos acompanhar”, conta.

“A gente fica com medo de não poder ir porque o órgão tem um tempo de espera. Além da espera do órgão, a gente fica na espera das passagens, são duas ansiedades”, completa

A Sesapi emitiu nota informando que trabalha junto com a Secretaria de Estado da Fazenda, para cumpiri um cronograma para atualizar o pagamento das empresas que fazem a emissão das passagens aéreas.

Nota Sesapi - Cidadeverde.com

Com relação a compra das passagens dos pacientes que fazem o tratamento fora de domicílio, a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria de Estado da Fazenda, estão fazendo um cronograma para atualizar o pagamento das empresas que fazem a emissão das passagens aéreas. O pagamento, inclusive, já foi iniciado.

Fila para transplante

No Piauí, mais de 500 pessoas estão na fila de transplante. 

Lourdes Veras, coordenadora da central Estadual de Transplantes conta que por ano são realizadas 180 cirurgias de córnea para uma demanda de 200 pacientes. “Precisamos ter uma captação maior e ampliar também o território porque atualmente estamos apenas na cidade de Teresina”, disse. 

Foto: Reprodução TV Cidade Verde

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais