Cidadeverde.com

O péssimo desempenho Piauiense na Copa São Paulo

Imprimir
O Esporte Clube Flamengo até que fez uma boa preparação para a Copa São Paulo de Futebol Juniores neste ano de 2009. Foi cumprido um bom programa de treinamentos e jogos amistosos em Teresina, Altos,Parnaíba, São Luiz e Fortaleza. A viagem foi feita com boa antecedência, deixando um período para descanso dos jogadores. Em campo, porém, os resultados foram negativos, com 3 derrotas:

                     FLAMENGO 1 x 5 CAMPINAS

                     FLAMENGO 0 x 2 GUARANI

                     FLAMENGO 0 x 2 BRASILIENSE

O time Piauiense sofreu 9 gols e marcou apenas 1. A campanha foi uma repetição das jornadas mais negativas dos anos anteriores. Ao longo de 11 anos a representação Piauiense foi esta :

ESPORTE CLUBE FLAMENGO - nos anos de l999, 2000, 2001, 2005 e 2009.

FLUMINENSE FUTEBOL CLUBE - nos anos de 2002 e 2004.

PIAUÍ ESPORTE CLUBE - nos anos de 2003, 2006, 2007 e 2008.

Salvo algum equívoco nas estatísticas, nossos clubes disputaram 44 jogos. Quantas vitórias ? Que eu lembre, somente uma  do Piauí sobre o Santa cruz de Recife por 5 x 3. É possível que tenhamos mais uma ou outra, o que não muda o saldo tremendamente negativo. Classificação para a segunda fase nunca foi conseguida.

AS RAZOES DO FRACASSO

O fraquíssimo desempenho do futebol Piauiense na Copa São Paulo de Juniores merece uma avaliação por parte dos clubes e da Federação, notadamente nos seguintes aspectos:

- O clube que representa o Estado está integrado pelos melhores jogadores disponíveis em Teresina ?

- É possível que o nosso futebol esteja muíto atrasado no aspecto tático.

- A chamada Copinha ocupa as manchetes como vitrine para os empresários ficarem donos de jogadores. E aí pode acontecer um individualismo em prejuizo do coletivo.

- Nosso futebol não tem uma atividade constante envolvendo as equipes de base. Os garotos ficam parados durante parte do ano e raramente disputam competições interestaduais.

- Não há nenhuma dúvida sobre as más condições de trabalho oferecidas às comissões técnicas e aos jogadores, por conta da falta de recursos financeiros.

- Muítas boas promessas que surgem nos clubes desistem bem cedo por falta de perspectivas no futebol profissional do Estado do Piauí.

Enfim, tudo deve ser bem avaliado. Todos os setores envolvidos devem ser ouvidos para que revelem suas experiências.Neste momento o mais importante é preparar os caminhos do futuro. E os comandantes dessa preparação são os senhores dirigentes dos clubes e da FFP.

Dídimo de Castro
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: