Cidadeverde.com

Teresina tem cerca de 10 mil processos de violência doméstica, diz desembargador

Imprimir

Magistrados do Piauí se reúnem nesta quinta e sexta-feira (11) no 1° Fórum Piauiense de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Em entrevista à TV Cidade Verde, o desembargador James Pereira afirmou que há um esforço do Judiciário em dar mais celeridade aos milhares de processos envolvendo a violência de gênero. 

Somente em Teresina, a vara de violência doméstica tem cerca de 10 mil processos sendo julgados. “Temos em torno de 10 mil processos em andamento, mas estamos com quatro juízes na capital, julgando esses processos, implementando a instrução que é complexa, que é demorada também e que requer prazos processuais”, explicou o desembargador. 

O magistrado reafirma a gravidade da violência de gênero para a sociedade e destacou que o debate tem aumentado o número de denúncias. Para ele, o problema da violência doméstica anteriormente ficava escondida entre quatro paredes.

Outro ponto são os regimentos e protocolos judiciais somados à complexidades de muitas casos, que exigem uma investigação mais aprofundada. “Então não é tão simples, porque temos toda uma estrutura, uma sistemática jurídica para poder chegar ao fim de um processo. Mas convocamos mais dois juízes do interior para que venham auxiliar os processos da capital  no sentido de que nós possamos dar demanda à vazão que é altíssima”. 

O evento deve culminar na publicação de uma Carta para Teresina, com sugestões de cooperação entre sociedade governamental e não-governamental. 

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais