Cidadeverde.com

Estação Meteorológica é inaugurada em São João do Piauí

Foi inaugurado, na noite desta quarta-feira (9), a nova sede da Estação Meteorológica de São João do Piauí, localizada dentro das instalações do Instituto Federal do Piauí (IFPI).O centro, fundado em 1975, fornece dados aos agricultores do município e viabiliza pesquisas para alunos de diversas instituições da região.

Segundo o Prefeito municipal, Gil Carlos Modesto,a obra vai facilitar, principalmente, o investimento em muitas áreas que dependem dos dados da meteorologia.

Com esta estação será possível que se colham dados modernos e eficientes para que forneçam, assim, subsídios para investir em várias áreas, como a fruticultura, energia solar, energia eólica, entre outras. Enfim, estamos muito felizes em conquistar mais esse avanço para o desenvolvimento e bem-estar de nossos amados sanjoanenses” afirmou.

O local, antes situado na avenida Pedro borges, possui cerca de 21 equipamentos que sãocapazes de detectar a temperatura, umidade do ar, direção do vento, precipitação, evaporação, entre outros fatores determinantes. Com esses aparelhos são feitas, por dia, três leituras sinóticaspara obter os resultados e enviarà central doInstituto Nacional de Meteorologia (INMET), na cidade de Recife. 
O Diretor do IFPI campus de São João, Jopson Borges, fala sobre a parceria firmada com a Prefeitura municipal.

“Pela importância que é uma estação meteorológica, de imediato a gente atendeu, pois ela vai permitir a gente realizar nossos estudos, fazer nossas pesquisas. Antes nossos alunos saiam do instituto até o antigo prédio para ver todos os equipamentos, e hoje nós temos um espaço aqui que fisicamente ele suporta e tem condições de pegar todas as informações de clima. Além de atender a todos os requisitos que o Inmet solicitou”, relatou.

A obra, realizada com recurso próprio do município, foi orçada no valor de R$57.461,69.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais