Cidadeverde.com

Climatologista alerta para risco de novos temporais em Teresina

Imprimir

Os fortes ventos voltaram a assustar os teresinenses no fim da tarde desta terça-feira (15). A ventania deixou rastro de destruição em vários pontos da cidade. No bairro Marquês, na zona Norte, um poste de iluminação pública caiu e dificultou o trânsito. 

Segundo o climatologista Werton Costa, as nuvens que chegaram em Teresina se formaram na cidade de Valença, no interior do Piauí. O especialista disse que no município de Alto Longá, as nuvens ganharam ainda mais força antes chegar à Capital. Já a ventania é consequência das altas temperaturas. 

"Quanto maior a quantidade  de calor disponível na atmosfera, mais intensas são as rajadas. Tivemos os episódios dos dias 04 e 11 que atestaram o chamado grau de severidade ou risco dessas rajadas", explica o climatologista. 

 Werton Costa reitera que tem se presenciado uma umidade extra transportada de longa distância para o Nordeste e uma quantidade de calor ligeiramente acima da média. 

"Quando essa combinação se encontra, o resultado são os temporais. Como a condição de calor deve continuar durante todo o mês de outubro é possível que presenciemos novos temporais", alerta Werton Costa. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais