Cidadeverde.com
Política

Fábio Abreu se afasta da Secretaria de Segurança e assume mandato na Câmara

Imprimir

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

O secretário de Segurança do Piauí, deputado federal Fábio Abreu, retomou seu mandato na Câmara Federal. Em seu lugar, já assumiu o coronel da Polícia Militar, Rubens Torres. Abreu, que teve sua exoneração publicada no Diário Oficial do Estado, voltou ao legislativo para participar de votações e apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria a Zona Franca de Teresina.

O parlamentar disse que conseguiu 171 assinaturas para apresentar a proposta. De acordo com o projeto,  a Zona Franca de Teresina terá as mesmas características de área de livre comércio, de exportação e importação, e de incentivos fiscais e mesmo prazo de funcionamento da Zona Franca de Manaus.

"Nada mais natural, portanto, que estender o bem-sucedido modelo da Zona Franca de Manaus para outros locais ainda pouco aquinhoados com o desenvolvimento. A experiência mundial demonstra a necessidade de utilização de incentivos especiais para favorecer a expansão e a diversificação econômica nas regiões mais pobres. Desta forma, sugerimos a implantação de uma Zona Franca em Teresina, capital de um Estado perenemente assolado pela miséria, pela pobreza e pela falta de oportunidades", justificou o parlamentar no projeto.

Abreu, que deve voltar ao cargo de secretário na semana que vem, disse ainda que Teresina apresenta enorme potencial de aproveitamento e que uma Zona Franca favorecerá a consolidação de um polo industrial já sediado. "Aproveitando a vocação agroindustrial da região, o acesso a excelente infraestrutura de transportes e de comunicação e sua localização privilegiada no interior da Região Nordeste", afirma.

A Zona Franca de Manaus foi criada no final da década de 50 e aprimorada dez anos depois.  O polo industrial abriga na atualidade cerca de 600 indústrias, especialmente concentradas nos setores de televisão, informática e motocicletas.

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

Tags: Fábio Abreu
Imprimir