Cidadeverde.com

Abertas inscrições para oficinas no Teatro do Dirceu

Imprimir
Estão abertas durante todo mês de janeiro matrículas para oficinas realizadas pelo Centro de Criação do Dirceu no Teatro Municipal João Paulo II. Completamente gratuitas, elas são ministradas por integrantes do Núcleo de Criação do Dirceu, pelo artista plástico Gabriel Archanjo, o artesão Manoel Severino e o faixa preta em Karatê Jonathan Spotiswoode.
 

Alunos na Oficina de Percussão realizada no local


 
De acordo com Vani Queiroz, diretora administrativa, a procura pelas oficinas tem sido excelente. “Esperamos todas as aulas cheias, como geralmente acontece a cada semestre, a grande preocupação é a distribuição nos espaços e horários em função da demanda. Para se ter uma idéia, a turma de terceira idade já tem uma lista de espera  de 30 inscritos”, disse.
 
 “A cada ano estamos implantando mais oficinas, tanto em diversidade quanto em número de pessoas, e esse ano a idéia é continuar ampliando isso. Esperamos sermos contemplados agora com o projeto de Pontos de Cultura do Minc para justamente fazer um trabalho maior e ainda mais determinante no quadro das oficinas”, declarou o diretor geral do Teatro, Marcelo Evelin, lembrando que quando o Núcleo de Criação do Dirceu foi pensado, o plano era formar um pequeno grupo que então disseminaria as informações processadas durante palestras e convivência para um grupo maior de pessoas através das oficinas.
 
Segundo Marcelo, o plano é tornar o Teatro do Dirceu, com apoio da FCMC via Prefeitura de Teresina,  um local onde cada vez mais seja originado o conhecimento. “Acredito que esse trabalho zela não só pelo desenvolvimento artístico, mas pelo convívio das pessoas e uma geração de informação que extrapola as fronteiras de um estilo de dança ou arte específicos”, concluiu.
 
Para garantir um aproveitamento ainda maior dos alunos, a cada semestre junto a Mostra do Dirceu é realizada uma série de avaliações entre artistas do Núcleo de Criação do Dirceu, todos os instrutores e grupos residentes. É um espaço aberto a troca de idéias e impressões sobre o que vem sendo realizado nas oficinas onde é discutido  a metodologia adotada nas aulas, as estratégias e procedimentos de criação com o objetivo de cruzar de maneira transdisciplinar as informações geradas junto a comunidade do Grande Dirceu e disseminá-la de maneira sempre maior e mais abrangente.
 
Para mais informações sobre as oficinas e as atividades do Teatro, basta entrar em contato pelo telefone 3230-3636 ou pessoalmente no Teatro João Paulo II- Av. Joaquim Nélson, Dirceu.

 
Também relacionado as oficinas, a nova gestão da FCMC em diálogo com o Centro de Criação do Dirceu articula para março uma série de apresentações na zona rural da cidade. Um dos trabalhos apresentados está sendo desenvolvido pela turma de percussão ministrada por Fagão, que envolve ainda outros integrantes NCD e grupos residentes. “A proposta é de se democratizar as ações culturais através de apresentações de concertos compostos na oficina Tambores de Corda e Couro irão circular em regiões rurais no entorno de Teresina”, declarou Fagão. “Podemos ainda dizer que essa apresentação é bastante apropriada por se tratar de um trabalho que tem como mote a pesquisa de um tipo de cultura musical primitiva, que se assemelha aos grupos de musica das zonas rurais, que carregam em sua bagagem os ritmos nordestinos”, finalizou o instrutor.
 
 
 
 
OFICINAS 2009.1
KARATÊ E INGLÊS
Jonathan Spottiswoode
PÚBLICO: 05 a 14 anos
[inscrição disponível apenas para lista de espera]

OFICINA DE DESENHO E PINTURA
Gabriel Arcanjo
QUANDO: quarta e sábado :: 9 ás 11h / 9 ás 12h
PÚBLICO: a partir dos 7 anos

ESTAMPARIA EM TECIDO
Manoel Severino
PÚBLICO: adulto
[inscrição disponível apenas para lista de espera]

OFICINA DE TEATRO FÍSICO
Eduardo Prazeres
QUANDO: segunda e quarta :: 16 ás 17:30h
PÚBLICO: 10 a 16 anos (INFANTO-JUVENIL)

OFICINA DE TEATRO FÍSICO
Fábio Crazy da Silva
QUANDO: terça e quinta :: 19 ás 21h
PÚBLICO: a partir dos 16 anos

ALFABETIZAÇÃO DO CORPO
Bid Lima e Soraya Portela
QUANDO: terça e quinta :: 16 ás 18h
PÚBLICO: terceira idade
[inscrição disponível apenas para lista de espera]

OFICINA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA
Weyla Carvalho
QUANDO: terça e quinta
TURMA 01 : 15 ás 16:15h
PÚBLICO: 7 a 12 anos
TURMA 02 : 16:15 ás 17:30h
PÚBLICO: a partir dos 13.

OFICINA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA - ADULTO
Elielson Pacheco
QUANDO: terça e quinta :: 19 ás 21h
PÚBLICO: a partir dos 15 anos

OFICINA DE PERCUSSÃO
Fagão
QUANDO: terça e quinta :: 17 ás 19h
PÚBLICO: 10 a 25 anos


OFICINA DE BREAK DANCE
Cipó
QUANDO: terça e quinta :: 18 ás 19h
PÚBLICO: a partir dos 13 anos

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: