Cidadeverde.com

Assis e Rosário tentam acalmar ambulantes do pólo da saúde

Imprimir
O secretário de Saúde, Assis Carvalho recebeu na manhã de hoje, 14, uma comissão do Sindicato dos Vendedores Ambulantes de Teresina, intermediados pela vereadora Rosário Bezerra (PT) para tratar da retirada dos camelôs da área do entorno do Hospital Getúlio Vargas (HGV).
 

Ao todo, 155 ambulantes estão cadastrados junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC) e atuam na área do pólo de saúde. Para que a reforma do HGV não seja prejudicada eles precisam ser retirados das calçadas do entorno. 

O presidente do Sindicato dos Vendedores Ambulantes de Teresina, Zenon Nogueira, expôs para os colegas as propostas feitas em encontros anteriores ao desta data.

"O secretário propôs a nossa categoria algumas soluções como a compra de um terreno próximo ao hospital, indenização e a construção pequenos centros nos bairros mais populosos da capital", esclarece Zenon Nogueira que acrescentou ainda que a categoria pretende se reunir com a nova diretoria da SEMDEC o mais rápido possível para achar a melhor solução para o problema. 
 

 A vereadora Rosário Bezerra participou da reunião e considerou positiva a conversa com os ambulantes. "O papel do vereador é esse mesmo: intermediar os interesses da comunidade e da sociedade junto aos poderes. Ficou bem claro durante a conversa que é uma atribuição do município à retirada dos camelôs do pólo de saúde. Como a Secretaria da Saúde tem interesse em resolver o problema, o secretário expôs algumas sugestões e se dispôs a apoiar no sentido de garantir os recursos para qualquer que seja a decisão da categoria. Eles estão convencidos que o diálogo tem que partir do município", disse.

"Os ambulantes têm uma situação social que precisa ser resolvida. No entanto, essa responsabilidade é do município, pois ele é que gere a circulação dos passeios e vias públicas da capital", enfatizou o secretário Assis Carvalho.

Ele disse que espera agora que o resultado da negociação dos ambulantes com a Prefeitura. "O diálogo é da categoria com a Prefeitura de Teresina, mas não podemos ficar alheios. O Estado se propõe a contribuir para acolher da forma mais digna essas pessoas. O pólo de saúde é uma realidade, não podemos deixar de fazer essa reforma, no entanto, queremos que a situação social desses ambulantes seja respeitada. O município junto com a categoria deve chegar a um consenso e encontrar uma alternativa que não pode ser na calçada do HGV, pois isso não está dentro das normas do sistema de saúde", encerou Assis Carvalho.

 
 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: