Cidadeverde.com

Meninas viram vice-governadora e secretária por um dia

Imprimir

Foto: Ascom/Ccom

A jovem Crislane, moradora da zona rural leste de Teresina e participante do projeto Geração, será vice-governadora por um dia. A atividade faz parte da campanha Meninas Ocupam, desenvolvido pela Plan International do Brasil, organização não governamental que capacita crianças e jovens a mudarem a realidade de suas comunidades.

A campanha é desenvolvida no mês de outubro, porque no dia 11 é comemorado o Dia Internacional da Menina, decidido em Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011 e desde 2012 são realizadas campanhas que visam o engajamento da sociedade e os tomadores de decisões políticas em ações que promovam o potencial e o talento das meninas e que reduzam suas vulnerabilidades.

A Plan International está presente em 72 países. Teresina foi a primeira capital a incluir a data no calendário oficial de eventos por meio da lei 4.962 , sancionada em 12 de fevereiro de 2016. No Piauí já foi aprovada a lei que considera a data como Dia Estadual das Meninas.

Ao mesmo tempo, a jovem Daniele, de 14 anos de idade, que também mora na zona rural leste da cidade, foi secretária de saúde simbólica da Fundação Municipal de Saúde (FMS) por um dia. Ela participou de reunião sobre saúde mental e percorreu estabelecimentos municipais de saúde, tendo dialogado com gestores e sugerido ações para melhorias nesta área.

Foto: Ascom/Ccom

Como secretária de saúde da FMS por um dia, Daniele sugeriu que, na próxima campanha “Setembro Amarelo”, aconteça palestras sobre saúde mental nas escolas da cidade e reivindicou melhorias para Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua região. As sugestões foram acolhidas pelo presidente da FMS, Charles Silveira.

“Ser gestora por um dia foi uma experiência muito legal. As pessoas pensam que isso é fácil, mas não é. Como percebi, é um trabalho muito difícil, mas importante para os profissionais e para nós que fazemos parte da comunidade. O professor Charles está lutando para que tudo dê certo e funcione bem”, ressalta Daniele.

[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais