Cidadeverde.com

Dicas que ajudam a entender e combater a depressão

Imprimir

As doenças mentais têm avançado no mundo. Até 2030, a perda de qualidade de vida ocorrerá por causa da depressão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Doença ainda muitas vezes negligenciada ou de difícil tratamento, a depressão pode atingir qualquer um, reduzindo a sensação de satisfação, afetando o humor.

Por isso, é sempre muito importante procurar um médico para um diagnóstico, assim como um possível tratamento. Mas se você sofre do mal ou conhece alguém que enfrenta por esse problema, saiba que algumas dicas podem ajudar no tratamento.

Se você está passando por isso ou alguém próximo, ajude-o a entender o lado positivo das coisas, o chamado copo meio cheio, não meio vazio. A criatividade é uma grande aliada nessas horas, facilitando enxergar aquilo que, às vezes, está bem na nossa frente.

Entenda e respeite suas tristezas. Saiba que pode sentir aquilo, mas procure não deixar que aquele sentimento potencialize possíveis outras situações atuais, acumulando as sensações ruins.

Fale com as pessoas, tente resolver seus problemas um a um. Os que estiverem ao seu alcance, faça o possível. Há alguns que não estão. Portanto, procure entender e aceitar que nem tudo dá para controlar.

Aliás, tire dúvidas com amigos mais experientes. Desabafe mesmo, não sinta vergonha. Não é só você que está convivendo com aquilo e alguém poderá te auxiliar a pensar em uma outra forma ainda não imaginada.

Tenha consciência de que as situações são passageiras. Momentos de tristeza são comuns, mas passam. Assim como aqueles que ficaram no passado. O ontem já foi. Viva o hoje com as melhores armas que tem.

Procure intensificar atividades prazerosas, desde a leitura de algum livro até mesmo uma caminhada. Não deixe para amanhã. Não protele seus prazeres.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais