Cidadeverde.com

Capacitação sobre educação na região de Picos

Com o objetivo de capacitar gestores e estimular a participação de alunos, pais e comunidade no dia-a-dia das escolas públicas, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) vai realizar o Encontro Técnico TCE Educação – Picos. O evento, que é organizado pela Escola de Gestão de Controle Conselheiro Alcides Nunes (ECG), será realizado nesta sexta-feira, dia 1 de novembro, no auditório da Câmara Municipal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.tce.pi.gov.br


As atividades fazem parte do Programa Piauí na Ponta do Lápis, implantado pelo TCE/PI este ano. O programa trabalha em três frentes de atuação: na fiscalização, na gestão e na formação. O Encontro Técnico TCE Educação faz parte da vertente de formação. Além de Picos, também já está agendado o encontro para a região de Parnaíba, que será realizado no dia 22 de novembro. 

“Ao mesmo tempo que capacita gestores, diretores, professores,  secretários da rede pública para questões recorrentes sobre a fiscalização do Tribunal, o Encontro Técnico TCE Educação vai estimular todos os atores da educação, incluindo alunos e pais de alunos, a fazerem o controle social, o que trará ganhos para todos”, explica a diretora executiva da Escola, Valéria Leal, reforçando que o evento é voltado para os municípios da região de Picos.


O TCE/PI também vai visitar algumas escolas de Picos para divulgação do aplicativo Piauí na Ponta do Lápis - a vertente gestão do Programa e o grande estimular do controle social. Com o aplicativo, alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral poderão responder questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas, incluindo o envio de fotos.

Dessa forma, a comunidade escolar ficará mais próxima dos gestores da educação pública buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino. Isso permitirá que os gestores possam adotar as providências de forma mais rápida e eficiente.

O chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE/PI, Gilson Araújo, explica que o aplicativo já cadastrou todas as escolas públicas piauienses. “O Piauí na Ponta do Lápis permite que todos os gestores tomem conhecimento da situação das escolas pela visão dos alunos. Por ser um aplicativo, fala a linguagem do jovem e é uma ferramenta incrível para todos que fazem a educação”, esclareceu. O aplicativo Piauí na Ponta do Lápis é gratuito e está disponível nas  lojas Playstore e APP Store. 
 

 

ENCONTRO TÉCNICO TCE EDUCAÇÃO – PICOS

Data: 1 de novembro de 2019

Credenciamento

08h10 – Abertura

08h30 – Palestra: Gestão Escolar
Palestrante: Rizalva Cardoso – MBI Gestão Escolar e Direito Educacional (PUC).

09h30 – Palestra: Contratação de Pessoal por Tempo Determinado.
Palestrante: Carolline Leite Lima Nascimento - Auditora de Controle Externo e Chefe de Seção de Fiscalização e Admissão de Pessoal do TCE/PI.

10h30 – Debate com participação de Conselheiros, Auditores, Servidores do TCE e Gestores.

11h00 – Intervalo.

13h30 – Palestra: Controle Social na Garantia do Direito à Educação
Palestrante: Lucineide dos Santos Maria Soares – Professora da Universidade Estadual do Piauí – UESPI

15h – Palestra: Licitações e Contratos em Educação.
Palestrante: Ramon Patrese Veloso e Silva - Auditor de Controle Externo e Chefe da Unidade de Controlaria Interna do TCE/PI.

16h00 – Debate com participação de Conselheiros, Auditores, Servidores do TCE e Gestores.

16h30 – Encerramento.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais