Cidadeverde.com

Fluminense desafia estatísticas contra o Vasco para seguir com Marcão

Imprimir

O Fluminense vive situação complicada no Campeonato Brasileiro. Não bastassem os quatro jogos sem vitórias, o time ainda terá adversário indigesto neste sábado (2), às 19h, no Maracanã: o Vasco, clube que o Flu não vence há nove jogos. 

Foto - Lucas Merçon / Fluminense

O técnico Marcão está pressionado e, para seguir no cargo, precisa de uma vitória, o que os números recentes mostram ser pouco provável.

A diretoria decidiu manter o treinador até o clássico, que sempre foi visto internamente como um divisor de águas na avaliação do trabalho. Paralelamente, estuda o mercado e a manutenção do ex-volante como auxiliar da comissão técnica permanente, cargo que ocupava anteriormente.

Foram sete derrotas e apenas dois empates desde a última vitória tricolor no clássico, em 2017, quando venceu duas seguidas por 3 a 0 no Campeonato Carioca. Antes, só havia vencido em 2015, quando Gerson, hoje no Flamengo, marcou o gol da vitória do Fluminense e da última derrota do Vasco naquele Brasileiro, onde os vascaínos acabariam rebaixados pela terceira vez.

Ainda que se amplie o panorama, este é pior momento do Fluminense no clássico entre os dois times. Se até o fim dos anos 1980 os tricolores chamavam os vascaínos de "fregueses", embalados pela conquista do Campeonato Brasileiro de 1984 sobre o rival -até hoje o mais importante dos jogos entre os dois clubes-, a história mudou.

Além dos atuais nove jogos de invencibilidade, o Vasco teve outro período de dez partidas sem perder para o Flu entre 2013 e 2015.

Pressionado, Marcão tampouco poderá pensar nos tempos de jogador. Isso porque foram 22 jogos com a camisa do time tricolor em clássicos contra o Vasco, e o camisa 5 saiu com a vitória apenas uma vez, no longínquo ano de 2002, pelo extinto Torneio Rio São Paulo. Foram oito empates e 13 derrotas no total, um aproveitamento de apenas 16,7%.

Outro fato também joga contra o Fluminense. A CBF soltou a escala de arbitragem para o clássico, definindo Raphael Claus como o árbitro para a partida. Considerado o melhor do país, o árbitro paulista não trouxe boa sorte ao Fluminense nos 16 jogos que apitou: foram apenas três vitórias e um empate, além de 12 derrotas. O aproveitamento é péssimo, de apenas 20,8%.

Ocupando a 17ª posição na competição, com 30 pontos, o Fluminense abre a zona de rebaixamento. Por isso, o time já faz as contas para escapar da queda. Há uma tendência que a pontuação de corte seja abaixo dos 45 pontos em 2019, ainda que nada esteja garantido.

O matemático Tristão Garcia, do site Infobola, calcula 52% de chances de queda para o Flu, número bem próximo ao 50,2% calculado pelo departamento de matemática da UFMG, que também estuda probabilidades no futebol.

Já o Vasco, hoje na 11ª posição no Brasileiro, com 38 pontos, entra em campo para chegar à página de cima da tabela. Para o clássico, o time cruzmaltino contará com o retorno de Rossi, que cumpriu suspensão. Werley e Oswaldo Henríquez seguem como desfalques no sistema defensivo.

Fonte: UOL/FOLHAPRESS

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais