Cidadeverde.com

Pista de Atletismo da Uespi é a quinta no país a receber certificação internacional nível 2

Imprimir

Foto: Ascom/Ccom

A pista de atletismo da Universidade Estadual do Piauí está pronta para receber grandes eventos do esporte. Nesses dias, a Administração Superior recebeu a certificação nível 2 padrão internacional, fornecido pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF). A obra construída com recursos do Ministério dos Esportes, através de emenda parlamentar da deputada federal Iracema Portella, é a quinta no país a ter a certificação classe 2.

Segundo o coordenador de Educação Física, professor Moisés Mendes, a pista poderá ser utilizada em todas as modalidades de atletismo em nível de competição nacional e internacional, como corridas rasas, com barreiras e obstáculos; provas de campo: salto em altura, com vara, em distância, triplo; arremesso de peso; lançamento de discos, martelo e dardo; maratona; provas de reversamento; corrida e maratona. “Somente competições como Olimpíadas, Campeonato Mundial e Pan-Americano, que não podem acontecer em pistas com certificado classe 2. Essas competições tem outras exigências que fazem parte do certificado classe 1?, explicou.

A pista dará suporte as atividades do curso na instituição e projetos de extensão desenvolvidos com atletas da cidade. O docente da disciplina de Atletismo, Josué de Moura, destaca que a pista é uma obra muito importante para o curso. “Além disso, vai beneficiar os atletas quem vêm treinar para os campeonatos”, disse.

Um dos projetos é coordenado pelo medalhista olímpico, Cláudio Roberto Sousa. A extensão “Cidadão Olímpico- correndo na frente” é uma parceria com a Associação Atlética de Teresina , que beneficia crianças e adolescentes entre 8 e 19 anos.  “O projeto foi iniciado no ano de 2013 na cidade de Jaú, interior de São Paulo, cidade do qual eu morava, onde se estendeu por cinco anos. Em 2018, resolvi voltar para Teresina, cidade onde nasci, e onde começou minha carreira no atletismo, aliás, na pista onde praticamente comecei meus primeiros passos”, conta o medalhista.

O projeto passou a ser desenvolvido na Uespi e na Fundação Nossa Senhora da Paz, localizado na Vila da Paz, com a proposta de promover a integração social das crianças e adolescentes e descobrir novos talentos do atletismo. Hoje, atende atletas na Vila da Paz, mas, em breve, com a inauguração da pista as vagas serão ampliadas. “Estamos ansiosos com a inauguração da pista de atletismo para melhor qualificar os treinamentos de nossos atletas. Com certeza o atletismo piauiense agradece a Uespi por essa grande conquista”, afirmou Cláudio Roberto.

A deputada Iracema Portella destaca que a pista de atletismo é uma grande conquista para o Piauí. “Nosso estado tem potencial nesse esporte e eu acredito que com um local de treino mais bem estruturado os atletas poderão crescer ainda mais”, afirmou. A parlamentar pontua que a certificação de padrão internacional é muito importante uma vez que pode colocar o Piauí no mapa das grandes competições.

O reitor em exercício, Evandro Alberto de Sousa, disse que ter uma das pistas mais modernas do Brasil representa a realização de um grande sonho, principalmente de estudantes e professores dos cursos de Educação Física. Ele também agradeceu a deputada Iracema pela destinação da emenda que possibilitou a construção da obra. “Agradecemos também todos aqueles que acreditaram na realização deste grande sonho da comunidade acadêmica”, finalizou.

 

[email protected] 

 

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais