Cidadeverde.com

IBGE: 14 deputados estaduais do Piauí se declaram pretos ou pardos

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Dados do estudo Desigualdade Sociais por Cor ou Raça, divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que 14 dos 30 deputados estaduais eleitos no Piauí em 2018 se declaram pretos ou pardos. 

Segundo o estudo, a bancada da Assembleia Legislativa do Piauí tem a maior proporção de deputados pretos ou pardos do Nordeste: 46,7%. Em segundo lugar está a Assembleia Legislativa da Bahia, com 46%. 

Já na Câmara Federal, de 10 cadeiras para parlamentares do Piauí, duas são ocupadas por deputados federais que se declaram pretos ou pardos, o que representa 20% do total. 

O estudo divulgado pelo IBGE revelou o total e proporção de pessoas pretas ou pardas entre os parlamentares eleitos para a Câmara dos Deputados e as Assembleias Legislativas de todo país.

De acordo com o Ibge, em 2018, apenas 24,4% dos deputados federais eleitos se declararam pertencendo a essa parcela populacional, que representa mais da metade (55,8%) do total de habitantes do país.

O cenário é parecido na esfera estadual: apenas 28,9% entre os vitoriosos no pleito para as Assembleias Legislativas, no mesmo ano, eram pretos ou pardos.


Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais