Cidadeverde.com

Teresina não deve registrar temporais nos próximos dias, afirma meteorologista

Imprimir

Na noite desta terça-feira (19) a cidade de Teresina registrou um forte temporal que chegou a derrubar casas e até um teto de um posto de combustível na zona Sul. A previsão para os próximos dois dias é de chuva na cidade, mas com menor intensidade, informa a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

De acordo com a gerente de hidrometeorologia, Sônia Feitosa, a chuva desta terça-feira não atingiu a cidade de modo uniforme e chegou a um volume de 7,6 milímetros e ventos de mais de 56 km/hora em algumas zonas. 

“A tendência é chuva fraca. Temos chuvas para Teresina mas não ao ponto que sejam chuvas com esse tipo de tempestade”, informou a gerente. “Nossas primeiras chuvas serão com essa característica, sempre à noite. Isso porque a superfície está aquecida pela transferência da energia do Sol durante o dia e à noite por conta da umidade das nuvens em alguns pontos”, completou Sônia. 

Por não haver previsão de chuvas fortes, Teresina também não deverá registrar ventos de rajada intensa nos próximos dias , afirma a gerente da Semar. A intensidade do vento também depende do relevo da área. “Depende se há prédios ou vegetação na área”, afirmou.

Interior

O período chuvoso começou no Sul do Estado no último dia 15 de novembro e a previsão é que a incidência de chuvas aumente nas próximas semanas. “Apesar de ser ainda de forma tímida, não está bem uniforme essa chuva porque na verdade é um período em transição, do período seco ao período chuvoso. Mais precisamente do Sudeste do estado essas chuvas tendem a ser mais fortes e esses ventos mais fortes”, explicou a especialista.

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais