Cidadeverde.com

Bancários retardam abertura de agências em protesto nesta sexta

Imprimir

Foto: Sindicato dos Bancários do Piauí

O Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF-PI) anunciou que retardará a abertura das agências do Banco do Nordeste e do Bradesco, no Centro de Teresina, nesta sexta (22). A iniciativa é uma manifestação contra a MP 905/2019,  editada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que, segundo o SEEBF-PI, "retira e altera direitos duramente conquistados".

"A Medida aumenta a jornada de trabalho de seis para oito horas, acaba com descanso remunerado aos sábados e domingos, ameaça a PLR (Participação nos Lucros e Resultados)", informou o sindicado.

A entidade ressalta que a manifestação é um alerta para "a população e a categoria sobre os efeitos da Medida na vida dos trabalhadores bancários e em geral".

De acordo com o presidente do SEEBF-PI, Odaly Medeiros, “essa MP aumenta a carga de trabalho e, com isso, diminuirá ainda mais o número de postos de trabalho. Se aprovado o trabalho aos fins de semana, serão 14 horas de trabalho a mais, sem remuneração. Essa medida representa um desmonte dos direitos trabalhistas que ainda temos. Por isso temos que lutar, mostrar nossa insatisfação contra mais esse ataque e buscar reverter essa situação”, afirmou. 
 
O Comando Nacional dos Bancários em reunião com a Federação Nacional dos Bancos  (Fenaban), no dia 14 de novembro, suspendeu a implantação da MP até a próxima reunião, que acontecerá dia 26/11, com o objetivo de construir um Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) válido até dezembro de 2020, garantindo todos os direitos da categoria.
 
Tramitação
 
O SEEBF-PI ressaltou que a "MP 905/2019 foi encaminhada para análise do Congresso Nacional dia 11 de novembro. A Medida vale por 60 dias, podendo ser prorrogada por até mais 60 dias. Dentro desse prazo, precisa ser aprovada pelo Congresso para não perder sua eficácia. A MP será examinada primeiramente por Comissão Mista de deputados e senadores, antes de ser votada nos dois plenários, da Câmara dos Deputados e Senado Federal".
 

Carlienne Carpaso (com informações do SEEBF-PI)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais