Cidadeverde.com

Novembro Azul nas unidades prisionais

Os reeducandos da Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus, assistiram, nesta quinta-feira (21), uma série de palestras sobre câncer de próstata. A ação faz parte da campanha Novembro Azul, que tem como objetivo alertar sobre a importância do combate e prevenção da doença.

A enfermeira da unidade prisional, Wagnete Nunes, ministrou a palestra “Prevenção do Câncer de Próstata e Tratamento Convencional”. “Falamos sobre tratamento, ansiedade, medo e estigma relacionado ao câncer de próstata, contemplando os reeducandos na faixa etária de 40 a 65 anos, salientando a importância da prevenção e cuidados a saúde. Eles estão privados de liberdade, mas não de assistência à saúde”, afirma ela.

A Coordenadora de Saúde Prisional da Sejus, Nathana Karen, conta que ações como essa sensibilizam os internos. “É muito importante, visto que dentro do sistema penal, a maioria da população carcerária é do sexo masculino, e eles têm mais  resistência em procurar os serviços de saúde. Através das palestras, sensibilizamos essa população para que entendam o quanto é importante e necessário que busquem os serviços de saúde”, diz.

O acesso a serviços de saúde nas unidades penais tem sido uma prioridade da atual gestão da Secretaria de Justiça. Equipes da Sejus realizaram, nos últimos meses, palestras, oficinas e testes rápidos para os internos.

Dentro da programação do Novembro Azul, serão realizadas, ainda, palestras e testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C nas unidades prisionais da Grande Teresina.

Fonte: Ccom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais