Cidadeverde.com

'Evo errou ao tentar 4º mandato, mas o que fizeram com ele foi golpe', diz Lula

Imprimir

Foto: Marlene Bergamo/Folhapress

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em entrevista ao jornal inglês The Guardian, que a crise política na Bolívia o entristece profundamente.  "Meu amigo Evo [Morales] cometeu um erro ao tentar um quarto mandato como presidente. Mas o que eles fizeram com ele foi um crime. Aquilo foi um golpe. Isso é terrível para a América Latina", disse Lula, em entrevista feita em São Paulo e veiculada nesta sexta (22). 

Evo renunciou ao cargo de presidente em 10 de novembro, após ser alvo da pressão dos militares e de uma onda de protestos, surgidos após ele ter sido apontado como vencedor nas eleições de 20 de outubro. Ele estava no cargo desde 2006 e iria para o quarto mandato. A OEA (Organização dos Estados Americanos) fez uma auditoria da apuração e recomendou a anulação da eleição. 

Exilado no México, Evo disse nessa sexta estar convencido de que em 4 de novembro sofreu um atentado fracassado, quando o helicóptero em que viajava apresentou um problema mecânico e fez um pouso de emergência. Ele deu entrevista a um programa da TV russa RT apresentado pelo ex-presidente do Equador Rafael Correa. 

Evo e Lula tiveram uma relação próxima durante o mandato do petista (2003-2010). Em 2006, o líder boliviano nacionalizou propriedades da Petrobras no país. 

Lula, 74, também disse estar excitado de ver líderes de esquerda no comando da Argentina e do México. Alberto Fernández, com Cristina Kirchner na vice, assume a Casa Rosada em dezembro. No México, Andrés Manuel López Obrador está na Presidência há quase um ano.

O petista também comentou a atuação do presidente Jair Bolsonaro na política externa. "A submissão dele aos EUA é realmente embaraçosa. A imagem do Brasil é negativa agora. Nós temos um presidente que não governa, que fica discutindo fake news 24 horas por dia. O Brasil precisa ter um papel no cenário internacional", disse.

O ex-presidente foi solto em 8 de novembro, após 580 dias preso na sede da Superintendência da Polícia Federal do Paraná, em Curitiba. A soltura ocorreu um dia após o Supremo Tribunal Federal ter decidido, por 6 votos a 5, que um condenado só pode ser preso após o trânsito em julgado (o fim dos recursos).

A pena de Lula foi definida pelo Superior Tribunal de Justiça em 8 anos, 10 meses e 20 dias. O petista foi condenado sob a acusação de aceitar a propriedade de um tríplex, em Guarujá, como propina paga pela OAS em troca de três contratos com a Petrobras, o que ele sempre negou.

O caso ainda tem recursos finais pendentes nessa instância antes de ser remetido para o STF. O Supremo, porém, pode anular todo o processo sob o argumento de que o juiz responsável pela condenação, Sergio Moro, não tinha a imparcialidade necessária para julgar o petista naquela situação. Não há data marcada para que esse pedido seja analisado.


Fonte: Folhapress 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais