Cidadeverde.com

Chuva forte atinge Floriano e alaga ruas e até o hospital regional

 

Uma chuva forte atingiu o município de Floriano (a 240 km de Teresina) na manhã desta quarta(04). O Centro da cidade ficou completamente alagado e os veículos tiveram dificuldades de trafegar. O hospital estadual Tibério Nunes também sofreu com a água que invadiu várias alas da unidade. 

A chuva forte durou cerca de uma hora e meia, arrastou carros pelas ruas do centro e no hospital os corredores ficaram alagados, afetando enfermarias, consultórios, centro cirúrgico e até as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulta e pediátrica. Um vazamento em uma janela, atingiu um leito da enfermaria que precisou transferir o paciente para outro espaço. 

De acordo a assessoria do hospital, apesar do alagamento, não houve prejuízos maiores e os funcionários se desdobraram para secar o local. 

“Foi basicamente água nos corredores, nenhum equipamento foi danificado, porque a maioria já fica suspenso mesmo. Maqueiros, funcionários dos núcleos ajudaram os serviços gerais para a retirada da água. Mas não afetou o atendimento, porque a maior parte dos pacientes só chegou depois da chuva mesmo e já estão sendo atendidos”, explicou o assessor Rafael Oliveira. 

O hospital Tibério Nunes atende cerca de 12 mil pacientes por mês, possui 128 leitos de enfermaria, dez de UTI e cinco salas cirúrgicas. Com 23 anos de funcionamento, a estrutura sempre enfrenta transtornos com alagamento no período chuvoso.

A chuva que caiu em Floriano esta manhã, foi forte, sem ventos e sem trovoadas. “Eu considero uma chuva atípica, porque os pingos triplicavam e não tinha vento, nem trovões, só aquela água forte por três”, caracterizou Rafael. 

Foto: Internauta

Início das chuvas

O climatologista Werton Costa informou ao Cidadeverde.com que as chuvas estão concentradas na região de Floriano e no sul do Piauí e caracteriza o início da estação chuvosa naquela região. 

"O período chuvoso já iniciou no Sul do Estado. Começou um tanto irregular, mas é assim mesmo, nos primeiros dias de Dezembro tem essa característica. O final de novembro já tinha chovido bem na faixa sertaneja, inclusive em Floriano. Então essas chuvas mais intensas que ocorreram entre Floriano e o Médio Parnaíba, elas foram muito positivas em Angical e Agricolândia então começou mesmo no sul do Estado", afirmou o climatologista.  

Sobre as pancadas de chuva que caíram em Teresina e União nesta manhã, o especialista disse que elas ainda são chuvas isoladas e têm características diferentes das que se concentram no sul do estado, por exemplo. 

“As que ocorrem no Centro-Norte são pancadas isoladas, porque são sistemas menores, nuvens menores. A diferença da estação para a pré-estação é que, na estação chuvosa você tem nuvens maiores, nuvens melhores distribuídas, elas alcançam uma área maior, e às vezes áreas alinhadas. As pancadas atingem às vezes uma cidade e nem sempre toda a cidade”, destaca Werton Costa. 


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais