Cidadeverde.com
Política

Firmino criará nova secretaria em 2020 e confirma cerca no Parque Lagoas do Norte

Imprimir
  • 20191206093529_IMG_7051.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20191206093452_IMG_7041.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20191206093426_IMG_7030.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20191206093128_IMG_7007.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-4.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-3.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-2.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-1.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Firmino.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), confirmou nesta sexta-feira (6) que estuda a possibilidade de cercar o Parque Lagoas do Norte, devido a insegurança e os registros de furtos e atos de vandalismo no local. Ao inaugurar a rede de abastecimento de água tratada na Vila Leonel Brizola, zona Norte da capital, Firmino anunciou que enviará a Câmara dos Vereadores em 2020 o projeto de criação da primeira Secretaria Municipal de Segurança Pública. 

O prefeito disse que o grupo de trabalho vai analisar o exemplo de outras capitais que possuem Secretarias nessa área. 

"Ontem tivemos uma reunião do grupo de  trabalho. Esse grupo tem a participação do coronel Edvaldo Marques, do coronel John Feitosa, do delegado Samuel Silveira (secretário de Assistência Social e Cidadania) e do Luciano Nunes. Esses quatro ficaram encarregados de fazer um estudo das várias secretarias de segurança no Brasil afora", disse.

A proposta de criação da Secretaria de Segurança será encaminhada à Câmara de Vereadores até  fevereiro de  2020.

"O grupo faz uma avaliação das várias iniciativas no  Brasil afora. Isso para que em fevereiro de  2020  termos uma proposta para enviar para a Câmara de Vereadores", destacou.

Firmino afirma que a violência  é o principal motivo para  que a prefeitura tenha tomado a decisão de cercar o Parque Lagoas do Norte. 

"Temos a experiência de parques com algum tipo de cerca, como o Parque Cidadania, o parque do Mocambinho, o próprio Parentão. Eles tem frequência grande. Com a sensação de segurança as pessoas vão para o parque por causa da segurança. No Lagoa do Norte não é assim. O parque é aberto e tem sido vitima de depredação. A rede elétrica já foi 51 vezes depedrada. Será um modelo que não  vai interferir na beleza, mas vai garantir a segurança", explicou. 

Firmino afirma que existem parcerias com a Policia Militar, mas avalia que a decisão de cercar foi inevitável.

Foto: Roberta Aline

"Existe um projeto  chamado Vila Bairro Segurança que está em andamento na zona Norte. É feito em parceria com a Policia Militar. Mas, o desafio é  que é enorme para todos", destacou. 

Rede de Água 

O prefeito participou de inauguração da rede de abastecimento de água tratada na Vila Leonel Brizola, zona Norte da capital. Cerca de 680 famílias serão beneficiadas com a obra. 

Foram implantados 5.7 km de rede de água. Foram investidos mais de 1 milhão na obra.

 

Flash Lídia Brito
[email protected]

Imprimir