Cidadeverde.com

Zé Raimundo entrega revitalização da Praça Mafrense e inaugura Academia da Saúde em Oeiras Nova

  • 19_(3).jpg Ascom
  • 3_(6).jpg Ascom
  • 20_(4).jpg Ascom
  • drone1.jpg Ascom
  • 4_(8).jpg Ascom
  • 9_(6).jpg Ascom
  • 17_(2).jpg Ascom

O prefeito José Raimundo abriu nesta sexta-feira, 06, a programação especial do aniversário de 302 anos de Oeiras, entregando obras de requalificação de dois ambientes públicos da cidade. Completamente revitalizada, a Praça Mafrense, no Centro, recebeu novo paisagismo e arborização, iluminação de LED, lixeiras, pintura e rampas de acesso, que deixaram o espaço mais propício à convivência comunitária, ao lazer e integração da população. 

Zé Raimundo comenta que a revitalização foi feita com recursos próprios do município, provenientes da arrecadação do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), que está sendo revertido no desenvolvimento de projetos urbanos de promoção da qualidade de vida do povo oeirense.

“Estamos melhorando os espaços públicos da cidade, dando a eles melhores condições para promoção da vida em comunidade. Como fizemos no Canela, Várzea, Parque Leste e como estamos fazendo aqui, hoje, outras intervenções ainda acontecerão para 2020. Demos outra vida a este espaço, com arborização, iluminação de LED, dando mais visibilidade e segurança para a que toda a população possa frequentar. Esta ação efetiva de revitalização de praças, construção de galerias, que logo entregaremos, as obras de pavimentação e limpeza pública da cidade são possíveis graças ao incremento do IPTU. Isso foi possível porque tivemos a audácia de fazer com que o povo oeirense entenda o IPTU é necessário para o desenvolvimento da cidade”, argumenta o prefeito.

Academia da Saúde em Oeiras Nova

Logo após a entrega da nova ambientação da Praça Mafrense, o prefeito Zé Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, inauguraram a Academia da Saúde da Praça Raimundo Lopes, no Bairro Oeiras Nova – obra que homenageia a professora e técnica em enfermagem, Eunice de Sousa Osório, “Nicinha”, falecida em setembro este ano.

Auridene Freitas lembra que esta é a 12ª Academia da Saúde inaugurada em Oeiras, seguindo o propósito da gestão municipal de estimular a prática da atividade física e o cuidado com a saúde, através da adoção de modos de vida mais saudáveis. “Estamos entregando a 12ª Academia da Saúde na nossa cidade, sendo três delas na zona rural, onde temos a proposta de contemplar outras comunidades. O objetivo maior da implantação das academias é promover um olhar preventivo. Temos, hoje, em média 15 Grupos Qualidade de Vida formados em nosso município, compostos por profissionais da Estratégia Saúde da Família, onde se tem a orientação de nutricionista, educador físico e fisioterapeuta para fazer o acompanhamento nessas praças onde existem as Academias da Saúde e também onde não existe”, pontua a secretária.

Além de Oeiras Nova, a Prefeitura de Oeiras implantou academias ao ar livre em outros onze pontos do município – Rodagem de Floriano, Parque Leste, Rosário, Canela, Jurani, Jureminha, Vila São José e Várzea, na zona urbana; e Buriti do Rei, Alagoinha e Boa Nova, na zona rural.

“Estamos percebendo, com o passar do tempo, um resultado positivo e é isso que nos motiva a ampliar cada vez mais a quantidade de Academias da Saúde no nosso município, onde conseguimos resultados no controle da hipertensão arterial e diabetes e no incentivo à prática da atividade física. Então, a partir do momento que entendemos a necessidade e vimos os resultados positivos, nos sentimos motivados em estarmos cada vez mais ampliando e descentralizando este serviço”, acrescenta.

Na próxima semana, quarta e quinta-feira, das 16h às 18h30, uma equipe do profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estará na Academia da Saúde do Bairro Oeiras Nova, realizando a aula inaugural com a comunidade e explicando melhor os métodos de utilização dos aparelhos. “Com isso, conseguiremos o resultado esperado, que é a redução do uso de medicamentos, com controle das taxas de colesterol, diabetes e glicemia, concomitante a outras doenças, que possam ser controladas, através dessa orientação com o nutricionista e prática da atividade física”, finaliza Auridene Freitas.

Zé Raimundo reforça que a instalação das academias tem o propósito de estimular a prática da atividade física e contribuir com a promoção da saúde. “Estas academias são uma maneira de tirar as pessoas da zona de conforto e despertar para a importância de praticar exercício físico. É com essa vontade e percepção de fazer mais e melhor pelo povo de Oeiras que nós seremos incansáveis em levar à toda a população esse instrumento de promoção da saúde pública”, frisa o prefeito.            

As inaugurações contaram com a participação de moradores da comunidade; de familiares da homenageada; de secretários municipais; vereadores; do líder político, B.Sá; e do deputado estadual, Bessah.

Da Redação
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais