Cidadeverde.com

Dezembro Vermelho: CTA de Floriano desenvolve ações no combate ao HIV

Em Floriano, quase trinta pessoas foram diagnosticadas com a doença que não tem cura até agora em 2019. Mas a boa notícia é que o tratamento é gratuito e que pode fazer com que o portador do vírus HIV tenha uma vida praticamente normal. No mês de dezembro, comemoramos com combate ao HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis, por isso o Centro de Testagem e Aconselhamento de Floriano preparou um cronograma com ações que visam a prevenção e orientação sobre o tema. 

A coordenadora do CTA de Floriano, Herica Leal Amarante, chama atenção para a prevenção da doença e explica que o método mais recomendado é o uso do preservativo nas relações sexuais. “Tudo começa na prevenção. Isso vale para jovens que estão entrando na vida sexual como para adultos e idoso”, disse. 

Nos últimos meses, o CTA avançado na testagem rápida e segura. No mês de outubro foram mais de 1200 e em novembro foram mais de 1700. “Esses são exames fora das paredes do CTA. Estamos indo para as ruas, empresas, organizações com o intuito de detectar a doença e já encaminhar esse paciente para o tratamento adequado”, lembra. 

A próxima ação do CTA acontece no sábado, dia 7, na localidade L3 dentro do Projeto Saúde em Movimento. No dia 10 está prevista uma visita à Universidade Estadual do Piauí campus Josefina Demes onde serão ministradas palestras e realizados testes gratuitos. Dia 10, os funcionários do Laboratório Sobral participam de uma palestra informativa e testes rápidos gratuitos. 

No dia 13, toda a equipe multiprofissional do CTA de Floriano realiza o Dia D de Combate ao HIV com uma ação durante todo o dia na Rua São Pedro, centro da cidade. Ainda no mês de dezembro, dia 19, a comunidade rural da Vereda Grande também recebe os profissionais do CTA.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais