Cidadeverde.com

PIB dos municípios 2017 será divulgado nesta sexta (13)

Imprimir

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) apresenta, nesta sexta-feira (13), às 10h, no auditório da Seplan, os números relativos ao Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios do Piauí referentes ao ano de 2017. Serão divulgados os dados exatos das 224 cidades piauienses, suas variações, os municípios que mais evoluíram, os que mais caíram e ainda o ranking das dez cidades com maior PIB municipal.

Segundo Manfredi Cerqueira Júnior, gerente de Contas Regionais da Seplan, o PIB dos municípios obedece a uma metodologia uniforme para todas as unidades da federação e é integrado, conceitualmente, aos procedimentos adotados nos Sistemas de Contas Nacionais e Regionais do Brasil. “O trabalho consiste na identificação de variáveis que permitam distribuir o valor adicionado bruto entre os municípios”, explicou o gerente.

O cálculo do Produto Interno Bruto dos municípios avalia o fluxo de produção nos 224 municípios piauienses, identificando o valor adicionado total gerado pelos segmentos da agropecuária, indústria e serviços, além dos impostos medidos indiretamente e o PIB per capita.

Entre os 224 municípios piauienses, dez são responsáveis por 62,20% da riqueza gerada no estado em 2017, enquanto em 2016, esses municípios foram responsáveis por 64,63% da economia do Piauí, mantendo, assim, a concentração da riqueza.

O PIB per capita para cada município foi estimado pelo quociente entre o valor do PIB do município e a população residente, sendo utilizado como um dos indicadores de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ressalta-se que nem toda renda gerada no município é apropriada pela população residente, uma vez que a geração de renda e o consumo não são necessariamente realizados em um mesmo município.

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: PIB