Cidadeverde.com

PM do bando de Correia Lima pode ser solto

Imprimir
Preso há 10 anos no quartel do 8º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, o soldado Francisco Moreira do Nascimento poderá ser solto amanhã. Nesta quarta-feira (21), o corregedor da PM, coronel Jaime Oliveira, informou à TV Cidade Verde que já recebeu resposta negativa de quase todas as instâncias consultadas sobre possíveis mandados de prisão em aberto contra o preso, acusado de pertencer ao bando do ex-coronel José Viriato Correia Lima. O grupo comandou o crime organizado no Piauí nos anos 90.
 
Foto: Jornal O Dia
Moreira foi comparsa de Correia Lima (foto) no crime organizado
 
Moreira recebeu alvará de soltura da Justiça de Parnaíba. Para libertá-lo, a Corregedoria fez consultar a várias instâncias para saber se existem mandados de prisão contra o soldado, e recebeu respostas negativas da Comissão Investigadora do Crime Organizado - CICO -, Central de Mandados da Secretaria de Segurança, 9ª Vara Criminal, Tribunal Polular do Juri (1ª Vara), e outras três varas de Teresina e Parnaíba, além da Justiça de Minas Gerais.
 
O soldado só continua preso por conta de uma consulta feita na comarca de Juá, interior do Ceará. A resposta pode chegar a qualquer momento, e Moreira será reconduzido ao serviço público. Jaime Oliveira afirmou que o polícial não deve retornar às ruas e pode assumir funções administrativas no comando geral da PM, já que o mesmo ainda responderá em liberdade a oito processos.
 
Em dezembro, outro policial, José Correia Braga Neto, o Zé Correia, foi posto em liberdade por decisão do Superior Tribunal de Justiça - STJ. Considerado um dos braços armados do coronel Correia Lima, ele continua respondendo a outros processos em liberdade. Além de Correia Lima, ainda estão presos Francisco Domingos de Sousa, o Domingão, outro braço armado do ex-coronel, José Evangelista, o Pezão, e outro envolvido identificado como Mesquita.
 
Fábio Lima e Yala Sena
[email protected]
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: