Cidadeverde.com

IPCA e INPC terão estruturas de pesos atualizadas em janeiro

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

No dia 15 de janeiro deste ano, serão divulgadas as estruturas atualizadas de ponderação obtidas a partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF 2017-2018. Os ponderadores têm como referência para atualização o mês de dezembro de 2019 , base para o cálculo dos índices de inflação do mês de janeiro.

A partir do mês de referência de janeiro de 2020, o Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (SNIPC) incorporará as novas estruturas de ponderação a partir da POF 2017-2018. A concepção geral do sistema de índices se mantém inalterada, tanto no que concerne à manutenção dos procedimentos de coleta, crítica e imputação de preços, quanto à metodologia de cálculo e abrangência geográfica.

As estruturas prévias de ponderação, com base nas despesas do mês de janeiro de 2018 e divulgadas em 11 de outubro de 2019, foram retificadas com pequenos ajustes em algumas áreas de abrangência geográfica da pesquisa, tendo em vista considerações de caráter metodológico, procedimentos previstos em razão da natureza preliminar destas estruturas de ponderação.

Fonte: IBGE

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais