Cidadeverde.com

União não dará um centavo aos estádios da Copa-2014

Imprimir
Se os Jogos Pan-Americanos custaram mais de R$ 1,8 bilhão ao governo federal, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ratificou que os estádios da Copa do Mundo-2014 não receberão qualquer investimento do governo federal.



Em entrevista à ESPN Brasil, o político afirmou que a verba dada pela União será destinada apenas às obras de infraestrutura nas cidades-sede. E para isso Lula ressaltou que aguardará a definição dos municípios que receberão os jogos do Mundial para depois definir as prioridades.

"O governo federal não colocará dinheiro em estádio. Isso é de responsabilidade do Estado, dos municípios e dos clubes de futebol", disse Lula, que declarou ter instruído a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, sobre o assunto. "Ela vai conversar pessoalmente com cada cidade que for eleita e combinar a tarefa de cada um. Se a gente não fizer assim, sobra para o Brasil", avaliou.

O presidente da República ressaltou ainda que espera o uso do bom senso da organização da Copa para definir os preços dos ingressos. "Os ingressos tem de ser compatíveis com o poder de compra do povo brasileiro. Não dá para ser o mesmo preço cobrado na Alemanha", explicou.

Com um discurso firme, Lula também defendeu a candidatura do Rio de Janeiro para receber as Olimpíadas de 2016. "Ninguém consegue me explicar por quê a Olimpíada é feita só por países desenvolvidos. Os Estados Unidos já tiveram, Barcelona já teve, Tóquio já teve. Qual é o preconceito contra a América do Sul? Podemos receber a Olimpíada e temos este direito", disse.

A cidade disputa a sede com Chicago (EUA), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão) e o vencedor será anunciado em 2 de outubro pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Porém, na avaliação prévia feita por uma comissão da entidade, o Rio de Janeiro é detentor do pior resultado.

Lado torcedor: Na entrevista, o presidente da República elogiou publicamente a postura do meia Kaká ao recusar a oferta de 110 milhões de euros (mais de R$ 340 milhões) do Manchester City para retirá-lo do Milan. "O Milan aparece em todo lugar do mundo, e o Manchester City luta contra o rebaixamento. Ele mostrou o seu orgulho. O Kaká deu um exemplo importante", destacou.

Já o meia Ronaldinho Gaúcho foi novamente "cornetado" por Lula, que lamentou a atitude do jogador nas Olimpíadas de Pequim. "Ele tinha de ser o líder da equipe e era o primeiro a se abater. Acho que faltam líderes nos times de futebol", avaliou o presidente, que já adiantou que Ronaldo também terá de corresponder à expectativa dentro de campo.

"O Ronaldo está vivendo um momento excepcional agora. Mas se não der certo no terceiro jogo vai começar a cobrança normal de todo torcedor", adiantou o corintiano, que espera assistir aos jogos da Copa na arquibancada.

Fonte: Uol
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: