Cidadeverde.com

Piripiri ganha Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCO)

Nesta terça-feira (21) o Governador Wellington Dias e o Secretário de Estado da Saúde Florentino Neto realizaram a inauguração do serviço de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCO) do Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), localizado na cidade de Piripiri. A unidade UCINCO prestará serviços voltados para os cuidados e atendimentos de recém-nascidos considerados de médio risco e que precisam de uma atenção contínua após o nascimento, porém com quadros menos complexos do que os atendidos nas UTIs neonatais.

A unidade tem como foco a qualificação do modelo de atenção a gravidez, parto, nascimento e puerpério, promovendo a humanização e práticas neste período que defendam os direitos humanos da mulher e da criança. A unidade contará com 10 leitos a disposição de crianças de 0 a 24 meses, buscando reduzir a mortalidade neonatal.

“Nós estamos implantando essa unidade de cuidados intermediários voltada para crianças que funcionará como uma UTI semi intensiva que nos ajudará a salvar vidas. Muitas vezes nós tínhamos que transferir crianças e suas mães para a capital, a partir de agora isso muda, nós estamos trabalhando para diminuir a mortalidade infantil no nosso estado”, disse o governador.

“Nós estamos inaugurando 10 leitos da unidade de cuidados intermediários do Hospital Chagas Rodrigues. É a garantia de um cuidado intensivo para as crianças dessa região que necessitam desse cuidado, é um incremento para a maternidade dessa unidade e acaba sendo um benefício para toda a população de toda a região que se utiliza do hospital”, aponta o Secretário Florentino Neto.

Atualmente, o Hospital Chagas Rodrigues é a unidade de referência para a Macrorregião Litoral e Região de Saúde Cocais, região que possui 23 municípios, e conta com 101 leitos para exercer atendimento a população. A unidade possui ainda uma média mensal de 15 mil pessoas atendidas no hospital.

Luciano Mendes, chefe do setor da pediatria do hospital Chagas Rodrigues, aponta que a unidade é um grande avanço para os serviços disponíveis para a população. “A inauguração dessa unidade no hospital permite a nós garantirmos uma melhor assistência aos recém nascidos. Nós teremos agora uma maior resolutividade no nosso hospital, reduzindo assim a nossa dependência de hospitais da capital, por exemplo”, destaca o médico.

O HRCR além das obras de reforma que irão influenciar positivamente na prestação de serviços para a população da região, atualmente conta com os serviços de maternidade, pediatria, ortopedia, centro cirúrgico, ultrassonografia, urgência e emergência, raio x, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e exames laboratoriais.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais