Cidadeverde.com

Educando para Prevenir: combate às drogas será expandido para escolas estaduais

Imprimir

O secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira, esteve reunido na manhã desta quinta-feira (23) com a equipe técnica da Secretaria de Educação do Piauí para discutir a expansão do projeto “Educando para Prevenir” para os alunos do ensino médio das escolas do Estado. O projeto faz parte do Programa Vila Bairro Segurança e promove ações de prevenção ao uso das drogas, levando atividades educativas e de conscientização para a classe estudantil da capital.

Samuel Silveira apresentou a estrutura do programa Vila Bairro Segurança. Ele explicou que a expansão do projeto faz parte do pacto de prevenção à violência através da identificação dos fatores de risco na realidade em que os alunos estão inseridos e o desenvolvimento das ações para dialogar com jovens e adultos, já que o projeto é executado na educação infantil.

“O prefeito tem reforçado essa necessidade de diálogo com o governo estadual para a expansão do programa. Fomos buscar essa parceria, para que junto com a equipe técnica designada pelo secretário de educação, a gente consiga desenvolver uma estratégia para adaptar a metodologia e dialogar com aos alunos do ensino médio”, disse o secretário da Semcaspi.

O secretário de educação do Piauí, Hellen Gera, afirmou que o enfrentamento das drogas dentro das escolas é um tema bastante discutido pelo governo estadual e definiu que Unidade de Ensino e Aprendizagem, Unidade de Inspeção Escolar e o Comitê de Combate a Violência nas escolas vão colaborar com o estudo da estratégia e execução do projeto nas escolas do Piauí.

“O Estado se coloca a disposição, pois sabemos que é muito importante esse debate para o desenvolvimento das ações de prevenção nas escolas. Muitos alunos que saem do ensino básico oferecido pela Prefeitura de Teresina e vão para o ensino médio precisam da continuidade desse acompanhamento e orientação”, afirmou o secretário Hellen Gera.

O projeto Educando para Prevenir é executado através de uma articulação entre a Semcaspi e a Secretaria Municipal de Educação (Semec). O projeto conta, ainda, com a participação da Guarda Civil Municipal de Teresina e com o auxilio de profissionais do território, assistentes sociais e psicólogos dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Vila Bairro Segurança

O programa da Prefeitura de Teresina, conduzido por meio da Semcaspi, trabalha uma proposta multissetorial de segurança pública. A ação contempla os 13 bairros que formam a região do Parque Lagoas do Norte, sendo eles: o Acarape, Aeroporto, Alto Alegre, Itaperu, Mafrense, Matadouro, Mocambinho, Nova Brasília, Olarias, Parque Alvorada, Poti Velho, São Francisco e São Joaquim.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais