Cidadeverde.com

Entenda qual a função do hormônio cortisol no organismo

Imprimir

Hormônio responsável por regular diversas funções no organismo, o cortisol precisa ser mantido em determinados níveis. Isso é necessário para evitar determinados problemas de saúde.

Caso o cortisol esteja acima do índice normal podem surgir situações como aumento de peso e, até mesmo, perda de memória. Mas os problemas ocorrem também quando o nível está baixo. Nesse caso, as complicações são fadiga, cansaço e também depressão.

De acordo com os especialistas, a dosagem ideal de cortisol fica entre três e 20 microgramas por decilitro (mcg/dL) de sangue. Para conseguir fazer o controle desse hormônio é fundamental contar com o auxílio de um médico. Afinal, o profissional avaliará os sintomas e, assim, identificará a necessidade da realização de exames para a identificação do problema.

Como as complicações ocorrem tanto com índices baixos quanto elevados, é necessário conhecer os sintomas e, se necessário, consultar um especialista. Além do cansaço, fadiga e depressão, níveis baixos de cortisol provocam fraqueza. Além disso, os pacientes costumam apresentar muita vontade de comer doces.

Para quem tem níveis de cortisol elevados, as complicações são outras. Ganho de peso e perda de massa muscular estão entre os problemas. Além disso, os pacientes podem apresentar dificuldade de aprendizagem e lapsos de memória. Outra complicação é a osteoporose. Para as mulheres, menstruação irregular. Já os homens podem enfrentar a diminuição da testosterona.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais