Cidadeverde.com

Teresina tem segundo maior volume de chuvas entre as capitais em janeiro

Imprimir

Teresina foi a segunda capital do Nordeste com maior volume de chuvas em janeiro. A informação é do Instituto Nacional de Metrologia (Inmet) que determina quem atinge a média no Brasil. Apesar disso, a capital piauiense não atingiu o volume esperado. 

De acordo com o dado, Teresina teve 189 milímetros (mm) de chuvas para o mês, sendo que o esperado era de 196,8 mm. São Luís-MA teve um volume quase três vezes mais que o da capital teresinense e ficou em primeiro com 556 mm. Um desvio de 145,9% já que o esperado era de 226 mm na “Ilha do Amor”. Em terceiro ficou Natal-RN com 184,7 mm também bem acima do esperado que era só de 61mm. 

Maceió-AL foi a capital nordestina que menos choveu no mês de janeiro, cinco milímetros apenas, quando o esperado era de 83mm, um desvio de 94% a menos. 

De acordo com o climatologista Werton Costa, professor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o mês de janeiro começou com poucas chuvas em Teresina, mas na segunda quinzena foram aumentando e a expectativa é que os temporais se mantenham nos próximos dias. 

“Vamos ter a permanência desse sistema a zona de convergência é o do momento e o Vecam que deixou o tempo mais aberto nos últimos dois dias, ele está empurrando umidade, praticamente disputando com a zona de convergência deixando essa condição de instabilidade, que tem favorecido essas chuvas. Vamos observar nos próximos dias temporais com essas características ocorrendo em nossa região”, destacou o professor. 

Confira as médias de chuvas do mês de janeiro das capitais nordestinas:

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais