Cidadeverde.com

Projeto “Mente Cidadã” realiza mais de 100 atendimentos em Teresina

Imprimir

Na última sexta-feira (31), no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD, foi realizada a primeira edição de 2020 do projeto “Mente Cidadã: Família, Vulnerabilidade Social e Saúde Mental”. A ação é de autoria da defensora pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, diretora de Primeiro Atendimento e titular da 12ª Defensoria Pública de Família. Foram contabilizadas 108 demandas.

O projeto tem por objetivo incentivar a melhor orientação jurídica quanto aos direitos das pessoas com transtorno mental e se estende também aos familiares dessas pessoas, que normalmente têm suas rotinas afetada.

Os atendimentos são realizados contando com órgãos e instituições parceiros, estando assim relacionado ao Plano Estratégico da Defensoria Pública no que se refere ao fortalecimento das relações com outras Instituições e movimentos sociais, buscando assegurar direitos e humanizar cada vez mais o atendimento prestado aos assistidos.

No CAPS AD, a defensora Patrícia Monte explicou como é desenvolvido o projeto. “O ‘Mente Cidadã visa levar esses atendimentos aos próprios pontos de atendimento da saúde mental. Com isso, não só garantimos o acesso das pessoas e seus familiares, como também é uma forma de incentivar que essas pessoas continuem fazendo seus tratamentos. O projeto é uma ação que visa aproximar o Estado do cidadão, lembrando que esses serviços estão sempre disponíveis para a população. Importante dizer que a Defensoria Pública tem conseguido desenvolver esse Projeto graças a sensibilidade dos parceiros”, afirmou a defensora, explicando que para ter acesso ao atendimento basta que as pessoas que fazem tratamento nas Unidades de Saúde Mental, se informem sobre a data em que cada unidade receberá o Projeto. “Estaremos nesses locais à disposição para garantir o acesso aos serviços e já fazer o atendimento em caso de demandas jurídicas”, diz.

A defensora pública também explica que antes de cada ação realizada é feita uma sensibilização junto aos profissionais de cada Unidade, o que é mais uma vertente do Projeto. “Escutamos os profissionais e acabamos vendo a necessidade de outras demandas, então cada vez mais a gente vai inserindo novas ações. Temos capacitado os profissionais da rede de atenção psicossocial, dos Creas e Cras e também recebido deles a contrapartida, porque nós, profissionais do Direito, também às vezes precisamos entender questões sobre como funciona a rede de assistência social”, esclarece.

Entre os órgãos que participaram da ação nesta sexta-feira estão Fundação Municipal de Saúde, Secretaria de Segurança, defensoria Pública da união, Instituto Nacional de Seguridade Social, Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos e  CAD Único, com o Bolsa Família.

 

Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais