Cidadeverde.com

Internet fornecida pela PPP Piauí Conectado chega em Bom Jesus

Em Bom Jesus, ao todo 22 órgãos da Administração Pública estadual estão sendo contemplados com internet de qualidade fornecida pela SPE Piauí Conectado com o Governo do Piauí. Neste mês de janeiro, escolas, hospitais, teatros e outros órgãos da educação, saúde e segurança estão recebendo a implantação de pontos com 30mbps de velocidade.

O objetivo do projeto com o fornecimento da internet é oferecer uma infraestrutura de transporte de dados, voz e imagem para a administração pública de 98 municípios do Estado, a fim de melhorar os serviços ofertados à população e colaborar com o desenvolvimento tecnológico e digital do Piauí.

No município de Bom Jesus, a iniciativa vai levar oportunidade de conectividade, que era muito insatisfatória, e dar visibilidade às potencialidades do município, como explica o secretário de estado da Cultura Fábio Novo sobre sua terra natal.

“Bom Jesus está a mais de 600 km de Teresina, nós não tínhamos fibras de internet e o acesso de dados era muito lento e difícil. Com o Piauí Conectado, a gente vai ter agora internet de qualidade nas escolas, em órgãos públicos e até no Teatro Alard, que é um importante equipamento de cultura, de muita movimentação e espetáculos, que precisa ser divulgado e será quando a internet estiver ativada”, explica o secretário.

Segundo Fábio Novo, a parceria público-privada (PPP) Piauí Conectado permite que a população dos municípios mais afastados da capital tenha capacidade de divulgar o que acontece de bom nas regiões, fortalecendo suas potencialidades. O diretor-presidente da concessionária, Emerson Silva, reitera que é exatamente esse o objetivo. “Nosso desejo é levar inclusão digital ao interior e demais municípios do Estado, a fim de oferecer serviços digitais de qualidade não somente na capital, mas em todo o Piauí”, diz.

Em janeiro, a Piauí Conectado também chegou em outros municípios do Sul do Estado, sendo eles: Bom Jesus, Canto do Buriti, Uruçuí e São João do Piauí. Com eles, no total, a internet fornecida pela PPP contempla 25 municípios do Piauí, os mais populosos. Em fevereiro, o projeto alcançará Alto Longá, Corrente, Elesbão Veloso, Gilbués, Jaicós, Paulistana, Simplício Mendes e Valença do Piauí.

O município

O município está localizado a 635 km de Teresina, tem uma população de cerca de 25.179 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e possui a quarta melhor gestão fiscal do Piauí.

Situada na região dos cerrados piauienses e do Vale do Rio Gurgueia, um dos rios mais caudalosos e importantes do Piauí, Bom Jesus é uma cidade rica em águas subterrâneas e atrai empresários e investidores tanto nacionais como do exterior por sua potencialidade na pecuária, tanto que é consolidada como celeiro agrícola.

Detentora de terras férteis e propícias ao agronegócio, a elevada produção de grãos, notadamente a soja e o arroz, do município o projetaram a nível nacional. Bom Jesus recebeprodutores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Uruguai e Paraguai, atraídos pelo cultivo de soja nos cerrados piauienses, rico em águas subterrâneas. Ano passado, a cidade recebeu, ainda, a visita de produtores colombianos, atraídos pela pecuária da região.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais