Cidadeverde.com

Subsecretário italiano defende anulação de Brasil x Itália

Imprimir
O subsecretário italiano das Relações Exteriores, Alfredo Mantica, afirmou que "é preciso levar em consideração a hipótese de anular o amistoso" entre Itália e Brasil, em virtude da tensão entre os dois países causada pela decisão brasileira de conceder refúgio político a Cesare Battisti.

"Acredito que precisamos levar seriamente em consideração a hipótese de anular o amistoso da Itália com a seleção brasileira. Com a situação atual entre Brasil e Itália, corre-se o risco de transformar um espetáculo esportivo em uma discussão política", disse Mantica.

A partida está programada para ocorrer no dia 10 de fevereiro, em Londres, e Dunga, técnico da seleção brasileira, já anunciou a convocação do time.

A possibilidade de anulação da partida já havia sido considerada anteriormente no último sábado pelo dirigente regional do partido italiano Aliança Nacional (AN) Carlo Fidanza, que pediu o boicote ao jogo à Federação Italiana de Futebol (FIGC), enquanto participava de uma manifestação realizada em Milão em repúdio a decisão do governo brasileiro.

Para Mantica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "continua colocando em discussão a democracia e o sistema jurídico italiano".

"Acreditamos que Battisti é um terrorista comum que não necessita do status de refugiado", disse o subsecretário, apoiando também a decisão do chanceler italiano, Franco Frattini, de chamar o embaixador do país no Brasil, Michele Valensise, para consultas.

A decisão de conceder refúgio político a Cesare Battisti, condenado a prisão perpétua na Itália por quatro homicídios, foi tomada pelo ministro da Justiça brasileiro, Tarso Genro, no último dia 13. Na segunda-feira, o procurador Antonio Fernando de Souza recomendou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento do pedido de extradição.

Fonte; IG
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: