Cidadeverde.com

TRE cassa prefeito e vice de Ribeira do Piauí e determina novas eleições

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidade Verde

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) cassou os mandatos do prefeito de Ribeira do Piauí, Arnaldo Araújo Pereira da Costa (PRTB), e da sua vice, Maria Leônidas Teles de Melo (PRTB). A sessão, que ocorreu na manhã desta segunda-feira (10), manteve a sentença do juiz da 72ª Zona Eleitoral, Ronaldo Paiva Nunes Marreiros, que em 20 de maio do ano passado cassou os mandatos dos gestores do município.  Uma nova eleição será marcada em Ribeira.

O prefeito e a vice foram cassados por compra de votos e abuso de poder econômico. Além de perderem os cargos, o TRE condenou os gestores ao pagamento de multa no valor de 30 mil ufirs (R$ 106 mil) e pena de inelegibilidade por 8 anos, com data a ser contada a partir das eleições de 2016.

A decisão do TRE foi por unanimidade e atendeu a uma ação ajuizada por Josicleide Borges de Sousa (PDT), 2ª colocada nas eleições de 2016.

Os gestores foram acusados de distribuir dinheiro e material de construção (telhas), bem como financiar o pagamento de 44 passagens aéreas, na véspera da eleição, no valor de R$ 70 mil para 44 passageiros chegarem a tempo de votar. Eles estavam em São Paulo.

Ainda de acordo com as denúncias, um ônibus foi alugado para transportar os eleitores do aeroporto de Teresina para o município de Ribeira do Piauí, bem como a volta deles para o aeroporto de Teresina no mesmo ônibus para retornarem a São Paulo no dia 3 de outubro.

O juiz Ronaldo Paiva Nunes Marreiros usou como provas fotos de eleitores dentro do ônibus, bilhetes de passagens aéreas, código localizador da companhia, fotos de supostos eleitores dentro do avião, print de conversa em aplicativo de rede social em que um suposto eleitor admite que recebeu passagem para ir votar em Ribeira do Piauí. 

Hérlon Moraes (Com informações do TRE-PI)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais