Cidadeverde.com

Detran explica atraso na entrega de licenciamentos e promete versão digital

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Motoristas que quitaram o IPVA e o licenciamento em janeiro deste ano reclamam que até agora não receberam por correspondência o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O Cidadeverde.com entrou em contato com o  Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) que informou que o atraso se deu por um “congestionamento no sistema”.

O diretor do Detran, Arão Lobão, garantiu que o contrato de distribuição com os Correios está vigente e que a demora é resultado da alta nos pedidos de renovação

“Houve uma interrupção no repasse dados para os Correios por conta do congestionamento do sistema com o alto número de renovações agora no início do ano. Tivemos uma reunião hoje com os Correios e esse problema será resolvido no mais tardar esta semana”, garantiu o diretor do órgão.

Atraso por multa

O pedido de contribuintes que quitaram o IPVA mas possuem alguma multa ou outra pendência é barrado pelo sistema do Detran. “Às vezes as pessoas reclamam da demora mas isso porque o licenciamento não foi completado, como pagamento de multas. Elas podem não ter recebido pensando que estão regulares”, esclareceu Arão Lobão.

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Extinção da CRLV impressa

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou em dezembro de 2019 deliberação que trata da emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV digital). A nova modalidade do documento será nacional e substituirá a versão impressa.

“Na sexta-feira (14) iremos lançar o CRLV digital e vamos explicar como ter acesso ao documento pelo próprio celular. Quem não tem o smartphone pode imprimir o documento que terá a mesma validade que o digital”, adiantou o diretor do Detran. 

Um aplicativo baixado no celular deverá ler um QR-Code (código) impresso na parte interna das CNHs emitidas a partir de maio de 2017.

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais