Cidadeverde.com

Tucanos se reúnem para discutir apoio na sucessão do Senado

Imprimir
Apontado como o fiel da balança na eleição para presidente do Senado, o PSDB reúne sua bancada na Casa, na manhã desta quarta-feira (28), para discutir que candidato vai apoiar no pleito marcado para a próxima segunda-feira (2).
 
A bancada, de 13 senadores, também vai discutir os cargos que pretende negociar para a Mesa Diretora e a presidência de comissões que o partido pretende ocupar. Os tucanos devem concorrer às Comissões de Assuntos Econômicos e Relações Exteriores e também pleiteiam a 1ª Vice-Presidência e a 3ª Secretaria do Senado.

Depois da reunião da bancada, prevista para começar às 11h, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), e o líder do partido no Senado, Arthur Virgílio (AM), devem se reunir com os candidatos à presidência da Casa, Tião Viana (PT-AC) e José Sarney (PMDB-AP).
 
O encontro dos tucanos com os candidatos à sucessão estava previsto para ontem (27). No entanto, a reunião foi adiada para esta quarta, uma vez que Virgílio não retornou a tempo de viagem a Manaus.
 
Assessores do PSDB informam que ainda não é certo que a decisão oficial sobre o nome que o partido apoiará seja tomada ao final dos encontros desta quarta. Mas antecipam que até quinta (29) os tucanos definirão entre Sarney e Viana.
 
PMDB
Também nesta quarta, a bancada de senadores do PMDB se reunirá em almoço previsto para a casa do presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN). Na ocasião, o partido deve lançar oficialmente a candidatura de Sarney, para então costurar alianças. Partidos como o DEM e o PTB já sinalizaram apoio ao peemedebista.
 
Tião Viana, por sua vez, já conta com o apoio oficial de seis partidos –PT, PSB, PR, PSOL, PRB e PDT– que juntos somam 26 senadores. Para chegar à maioria, o petista espera votos dentro do PMDB de Sarney e da oposição.
 
Viana disse que o PSDB será determinante na eleição. “O PSDB é chave para a eleição. Não diria que estará perdido quem não tiver o apoio, mas estou em busca dos senadores do PSDB”, disse na última quarta-feira (21).
 
O presidente do Senado concorda com a importância do PSDB na sucessão. “Não sei se [o PSDB] exatamente vai ser o fiel da balança, mas é uma contribuição importante”, disse Garibaldi.
 
Questionado se um eventual apoio dos tucanos a Tião Viana ameaçaria a vitória de Sarney, Garibaldi não escondeu que isso traria um abalo. “Não sei se chegaria a virar, mas traria um certo abalo. Mas eu acredito que o PSDB vai apoiar o senador José Sarney”, afirmou.

 

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: