Cidadeverde.com

Uespi oferece mais 20 bolsas de Pós-graduação

Imprimir

Dando continuidade à política institucional de concessão de bolsas para qualificação de professores em cursos de mestrado e doutorado – que teve início em fevereiro de 2008 com a oferta de 22 bolsas–, a Universidade Estadual do Piauí – UESPI renovou sua parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI para a concessão de mais 20 bolsas em 2009.

Os recursos das bolsas são do Governo do Piauí e repassados diretamente aos bolsistas contemplados pela FAPEPI. O edital que vai reger todo o processo deverá sair até o mês de fevereiro e vai contemplar somente professores da UESPI do quadro efetivo.

O presidente da FAPEPI, professor Acácio Salvador Veras, lembrou que os primeiros entendimentos com a UESPI ocorreram ainda em 2007 e destacou a importância da parceria.
 
“Temos como nossas maiores parceiras as instituições que promovem pesquisa, ensino e extensão e a Universidade Estadual do Piauí tem se consolidado nessas áreas, empreendendo políticas institucionais que têm contribuído com seu engrandecimento. Nós, da FAPEPI, temos procurado contribuir com a oferta de bolsas para os alunos da graduação, por meio da Iniciação Científica, bem como de bolsas para financiar cursos de mestrados e doutorados, que saem do Piauí em busca de qualificação”, afirmou.
 
O professor Acácio Veras informou, ainda, que o valor da bolsa é o mesmo pago pela Coordenação de Aperfeiçoamento em Nível Superior – CAPES, do Ministério da Educação.
 
“O bolsista de mestrado receberá R$ 1.200,00 e o bolsista de doutorado ficará com R$ 1.800,00. Nossa intenção é criar as condições para que os profissionais contemplados se qualifiquem e retornem ao nosso Estado para desenvolver pesquisas que contribuam para o desenvolvimento do Piauí, por meio da Educação”, ressaltou o presidente. Ele acrescentou, ainda, que o número e o valor das bolsas de iniciação científica poderão ser reajustados.
 
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UESPI, professora Liliene Xavier Luz, afirmou, por sua vez, que o número de bolsas a ser ofertado pela FAPEPI para 2009 nasceu de uma demanda interna da Universidade. Segundo ela, uma comissão de docentes coordenou o estudo que culminou com a necessidade da Instituição.
 
A professora enfatizou, ainda, que o processo de seleção será coordenado pela própria Universidade. A pró-reitora informou, também, que os docentes da UESPI podem participar de outros editais que a FAPEPI vai divulgar para a comunidade acadêmica, seja para financiamento de capacitação como de infra-estrutura. Por fim, Liliene Xavier Luz agradeceu ao presidente da FAPEPI e a todos que contribuíram para a manutenção da parceria.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: