Cidadeverde.com

Sem torcida na Vila, Santos bate Delfín e vence segunda na Libertadores

Imprimir

O técnico Jesualdo Ferreira pediu tempo para trabalhar e, três partidas depois, comprovou que ter paciência pode ser uma grande virtude. O Santos venceu o terceiro jogo consecutivo sob o comando do português ao superar o Delfín, do Equador, por 1 a 0, nesta terça-feira, sem presença de torcedores na Vila Belmiro, e deu um passo importante para se garantir nas oitavas de final da Copa Libertadores da América.

A equipe alvinegra chega aos seis pontos em dois jogos no Grupo G e atua novamente em casa na próxima rodada, quando recebe o Olímpia, do Paraguai, na Vila Belmiro, no dia 17 de março. Os paraguaios, que empataram com o Delfín na estreia, enfrentam o Defensa y Justicia, da Argentina, nesta quarta-feira, em Assunção.

O jogo foi o segundo (e último) da punição imposta ao Santos em 2018, quando o time foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores em confronto com o Independiente, da Argentina, no Pacaembu. A partida foi encerrada antes do fim do tempo regulamentar por causa de uma confusão provocada pelos torcedores.

Talvez pela ausência da torcida, o Santos começou o jogo em ritmo lento. A equipe de Jesualdo até ficava de posse da bola (66%), mas demorava muito para escolher suas ações ofensivas, o que permitia ao Delfín se posicionar defensivamente. A marcação também era pouco agressiva.

Neste cenário, o Santos dependia de uma falha individual para marcar o gol. E foi o que aconteceu aos 29 minutos, quando o goleiro do Delfín permitiu ao time de Jesualdo abrir o placar. Sánchez cobrou falta na área e o zagueiro Lucas Veríssimo, de 1,89m, ganhou de Alain Baroja, de 1,83m, pelo alto e fez de cabeça.

O gol desmontou o ferrolho do Delfín. Ainda no primeiro tempo, o Santos criou mais duas boas oportunidades em chutes de Pituca e Sánchez, mas Baroja se recuperou da falha e com excelente defesas. Mesmo sem muito brilho, o time de Jesualdo finalizou dez vezes na etapa inicial.

O Santos voltou para o segundo tempo com Yuri Alberto no lugar de Kaio Jorge e, com 12 minutos, Jesualdo trocou ainda Sasha por Arthur Gomes. As mudanças, no entanto, não resolveram o principal problema no retorno do intervalo. A equipe buscava sempre uma ligação direta para o ataque, sem ficar de posse da bola, o que seria importante por ter vantagem no placar.

O técnico do Delfín, Carlos Ischia, fez uma leitura da situação e adiantou suas peças para ocupar mais o campo de ataque. Alaníz assustou Everson em uma finalização para fora após cruzamento de Nazareno. O goleiro fez ainda uma boa defesa na sequência, novamente em um chute de Alaníz.

A equipe de Jesualdo demorou um pouco para mudar de postura, mas, quando o fez, teve novamente o domínio das ações como foi no primeiro tempo. O placar só não foi ampliado porque Yuri Alberto perdeu pelo menos duas boas oportunidades, principalmente por exagerar na individualidade.

Por Marcius Azevedo
Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais