Cidadeverde.com

Divulgado resultado do Concurso Contos de Teresina

Imprimir

Depois de alguns meses de espera, nesta sexta-feira foi divulgado o resultado do Concurso Contos de Teresina, promovido pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, que premia os melhores autores com textos deste gênero tendo a cidade como referência.

O concurso foi aberto em junho e teve dezenas de inscritos, sendo que três foram premiados. De acordo com o parecer da comissão julgadora, em primeiro lugar ficou o conto "Redemoinho de emoções", de Ana Maria Quaresma; em segundo, ficou o conto "Quando a morte se chama Crispim", de Raimundo Nonato Lopes; o terceiro colocado foi "O velho", de Célia Silva Forte.

O concurso tem a finalidade de incentivar a ambientação de contos na cidade, dando ênfase às manifestações culturais locais, a seu espaço físico ou à história do município. A premiação atribuída pelo concurso é a seguinte: 1º lugar: publicação, pela FCMC, na Revista Cadernos de Teresina e a quantia de R$ 1.000,00 (um mil reais); 2º lugar: publicação do conto na Revista "Cadernos de Teresina"; edição de nº. 42 e outorga de menção honrosa; 3º lugar: outorga de menção honrosa.

De acordo com o Coordenador de Editoração e Literatura da FMCMC, César Augusto Barros, o resultado do concurso teve um atraso devido um problema com um dos avaliadores. "A falta de compromisso de um deles prejudicou enormemente a finalização do resultado, postergando e terminando por não entregar a sua avaliação, o que levou a Coordenação a convidar um quarto avaliador para completar as análises. Isso de certa forma gabaritou anda mais a comissão, pois o substituto foi o mestre Assis Brasil", frisa.

Além disso, como a qualidade de alguns trabalhos foi bastante elevada, a Comissão, formada também por João Bosco da Silva e Régis Falcão de Área Leão, sugeriu que fossem destacados os contos "O assassinador", de Antônio José Fontenele da Silva; "O furto de Caim", de Antônio de Pádua Ribeiro; "A mulher que amava o monstro", de Eugênio Carlos do Rego"; "O sábio artesão", de Glauber dos Santos Teixeira e "O conto de quinta", de Sâmara Eugênia Viana Moura.

Neste ano, o concurso será lançado no mês de março e a Coordenação de Literatura promoverá algumas mudanças no regulamento.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: