Cidadeverde.com

Coronavírus: Governo baixa decreto com orientações para o setor privado

  • IMG-20200316-WA0180.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • IMG-20200316-WA0179.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • IMG-20200316-WA0178.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • IMG-20200316-WA0177.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • IMG-20200316-WA0176.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • IMG-20200316-WA0175.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • IMG-20200316-WA0174.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • IMG-20200316-WA0173.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • IMG-20200316-WA0172.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • IMG-20200316-WA0171.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • IMG-20200316-WA0170.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com

O governador Wellington Dias (PT) baixou decreto na manhã desta terça-feira (16) com determinações para o setor público e orientações para o setor privado. Pelo decreto, ficam suspensas reuniões de mais de 50 pessoas em ambiente fechado e mais de 100 pessoas em ambiente aberto. A medida tenta evitar o contágio entre pessoas, que tem sido a principal forma de propagação da doença. 

O secretário de Governo, Osmar júnior, diz que o governo espera que o setor privado também siga as determinações. “O decreto já encontra-se pronto. Será publicado agora. Tem determinações para  a administração pública e orientações para a vida privada. Na administração pública estão suspensos todos os eventos que reúnam mais de 50 pessoas em local fechado, e mais de 100 pessoas em local aberto. Também é importante suspender as aulas da rede pública. Com a antecipação da férias de julho. Isso é importante porque as crianças são um veículo privilegiado para a expansão do surto. Por fim, o governo estabelece norma para os servidores. Normas que vão desde aqueles que possam se encontrar em áreas de risco, como aqueles que  estão de férias e são convocados para ficarem à disposição para necessidade de atendimento em saúde”, afirma.

O setor privado é regido por portaria do Ministério da Saúde, por isso, o decreto estadual é apenas uma recomendação. “A iniciativa privada é regulada por portaria do Ministério de Saúde que tem uma série de  exigências para qualquer evento. Se há rigor, seremos ainda mais rigoroso na liberação de eventos”, explica. 

Os servidores que estiverem de férias e que tenham viajado, são orientados a não retornarem ao trabalho. “Quem estiver viajando para países da Europa deve entrar em contato com a repartição por telefone, anexar a informação da viagem que fez. Se necessário deve realizar exames.

O decreto orienta a rede privada de ensino, como a rede municipal e estadual, que acompanhe o estado na suspensão das aulas. Isso é importante porque no momento, precisamos evitar o contato entre as pessoas. Esse é o principal meio de transmissão do vírus”, destacou. 

28 casos suspeitos

O secretário de Saúde, Florentino Neto, afirma que a rede pública de saúde encontra-se preparada para atender à demanda. Segundo ele, até o momento o Piauí tem 28 casos suspeitos. O total de nove casos já foram descartados. 

“Tem ações assistenciais na rede pública. Nosso hospital de referência é o Natan Portela e o Hospital Lucídio Portela. Vamos nos reunir hoje com os diretores de vários hospitais privados. Vamos sentir a situação na rede privada. Mas na rede pública temos uma avaliação que vai ser feita até amanhã sobre a possibilidade de adiarmos cirurgias eletivas para termos um maior número de leitos disponíveis para casos de infectados. Temos um processo de construção com o setor privado. No setor público, dialogamos sempre com a equipe técnica da secretaria, com diretores de hospitais e setor clínico. Com a rede privada vamos recomendar as soluções”, disse.

Lídia Brito
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais