Cidadeverde.com

Joaquim Do Arroz anuncia R$ 1 milhão para compra de respiradores artificiais

Imprimir

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

Diante do grave quadro de pandemia do coronavírus, o vereador Joaquim do Arroz (sem partido) decidiu, após reunião com o Secretário de Planejamento de Teresina, José João Braga, destinar um milhão e meio de reais em emendas não executadas para a aquisição de 30 respiradores artificiais. Os aparelhos são fundamentais para o tratamento da COVID-19 (doença transmitida pelo coronavírus) e devem ser instalados em Unidades de Terapia Intensiva da capital. 

Até o momento o Piauí já registrou três casos confirmados de COVID-19, todos em Teresina. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)*, estudos recentes revelam que dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus na China, 6,1% precisaram de ventilação mecânica, sendo que a maioria são pacientes dos grupos de risco como idosos, pessoas com doenças respiratórias crônicas (como asma), com doenças cardíacas, diabéticas e hipertensas. Na Itália a ausência do equipamento tem sido a principal causa de óbitos. 

Joaquim do Arroz explica como o recurso será alocado para Saúde de Teresina e comenta a importância dos respiradores. 

“Decidimos alocar cerca de um milhão e meio em emendas não executadas para a compra de 30 respiradores para a Fundação Municipal de Saúde. Um dos maiores problemas com o Coronavírus em outros países é a falta de respiradores artificiais necessários após complicações respiratórias. A secretaria de planejamento está fazendo um levantamento de todas as emendas não executadas para transferir a verba para a aquisição dos equipamentos que serão instalados em unidades de Terapia Intensiva de Teresina” disse o parlamentar

Após a destinação da verba, o Executivo municipal pretende adquirir os equipamentos no mercado nacional. 

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais