Cidadeverde.com

Em conferência com Bolsonaro e Mandetta, Firmino Filho pede criação de comitê

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O prefeito Firmino Filho (PSDB) participou de videoconferência entre prefeitos de todo o país, o presidente da república Jair Bolsonaro, e o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, neste domingo (22). Na ocasião, Firmino pediu a   instalação imediata de um Comitê Interfederativo para gerir a crise instalada pela pandemia do coronavírus. 

Segundo o prefeito, que também é segundo vice-presidente da Federação Nacional dos Prefeitos (FNP), a instalação do comitê possibilita a troca de informações e compartilhamento de decisões, o que propiciará ações mais eficazes para o país, respeitando as competências institucionais e legais.

“Enviamos um documento ao Presidente reivindicando um canal de diálogo permanente entre a União, Estados e Municípios, especialmente sobre algumas ações que não são precisamente da área da saúde”, destacou.

Os prefeitos também pediram apoio aos municípios com disponibilização de recursos, e que a distribuição leve em consideração a prevalência do número de pacientes infectados e a estrutura médico hospitalar disponível nas cidades. 

“Destacamos a necessidade de equipamentos, UTIs, ventiladores mecânicos, assim como também recursos de natureza financeira. Essa grave crise vai sobrecarregar nossa rede hospitalar e os municípios precisam estar devidamente autorizados a tomar medidas necessárias para atuar nesse enfrentamento”, acrescentou o prefeito de Teresina.

Na ocasião, o Ministro e o Presidente ouviram todas as recomendações e sugestões dos prefeitos e mostraram compromisso em dar sequência a todos os planos de contingência que foram feitos em sintonia com o Ministério da Saúde. Luiz Henrique Mandetta informou ainda que está fazendo o possível para atender as cidades com os estoques de equipamentos de proteção individual (EPIs) aos profissionais de saúde.

Lídia Brito
Com informações da PMT

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais