Cidadeverde.com

Dirceu Andrade faz show no Instagram e manda recado aos fãs: "vá se aquietar!"

Foto: Reprodução/Instagram @dirceuandrad

O humorista Dirceu Andrade tinha apresentação agendada para o Theatro 4 de Setembro, em Teresina (PI), na noite do último sábado (21). Mas as duras medidas impostas pelo poder público para reduzir a propagação no novo coronavírus vetaram qualquer tipo de evento na capital piauiense. 

O show, como diz todo artista, tem que continuar. Nem que seja de uma forma diferente. Depois do cancelamento da apresentação no teatro, Dirceu Andrade resolveu manter o espetáculo, mas pela internet, ao vivo, através de sua conta no Instagram - @dirceuandrad. A iniciativa foi um sucesso, com milhares de espectadores no Piauí e Brasil afora. 

Dirceu Andrade colocou o celular na sala e transformou o local no seu palco. Com certa velocidade, o número de pessoas assistindo crescia: mil, 2 mil, 6 mil... - durante uma transmissão, o humorista chegou a comemorar quase 12 mil pessoas o acompanhando ao vivo. O número de seguidores na rede social saltou de 8 mil para 25 mil na mesma noite. 

Marinheiro de primeira viagem, Dirceu Andrade entrou ao vivo três vezes no intervalo de duas horas. Depois da primeira, desinstalou o Whatsapp do celular para parar de receber mensagens que insistiam em querer interrompê-lo, e tentou melhorar a qualidade da transmissão - alguns fãs alertaram que o vídeo estava travando, mas muitos continuavam rindo mesmo assim. 

O repertório original que seria feito no teatro acabou ganhando piadas de outros shows. Aos poucos, o humorista acrescentou piadas e imitações de personalidades, solicitadas pelos fãs: Delegado Jorginho, Coronel Prado, Mão Santa, Mariano Marques, Firmino Filho, Ciro Nogueira... Todos foram atendidos, mas Dirceu se preocupava também em garantir repertório sem personagens conhecidos apenas no Piauí - fãs da Bahia, Paraná Roraima e outros estados e até do exterior, como Portugal, enviaram mensagens durante a transmissão. 

"Isso para mim é fantástico, porque no teatro eu coloco cerca de 500 pessoas. Você alcançar um público desses é muito bom, e também alcançar pessoas que estão em outros lugares", falou o artista, em conversa por telefone com o Cidadeverde.com

Mas a plateia virtual não tinha somente anônimos. A transmissão contou com aplausos de vários humoristas, influenciadores digitais e jornalistas de diversos veículos. Até o atacante Eduardo, do River, apareceu entre os muitos fãs e pediu uma imitação do ex-deputado estadual Dr. Pessoa. 

As piadas arrancavam gargalhadas e aplausos que Dirceu Andrade não podia ouvir - apenas via na tela dos comentários, o que andou longe de ser um incômodo para ele. "Eu só tô vendo kkkkk", disse o humorista, enquanto queria saber do público se o áudio da transmissão estava bom. O sucesso do show ao vivo foi respondido de forma bem humorada: "De graça, todo mundo assiste, né?".

Na hora de falar sério, o humorista revelou o que o fez manter o show, e deu uma aula de ciência: Dirceu Andrade disse que pretendia fazer nossos organismos liberarem dopamina, hormônio relacionado ao humor e emoções, e com isso ajudar o corpo a manter ter boa imunidade - essencial em caso de infecção pelo novo coronavírus. Um comentário de um neurocirurgião que o assistia o fez ter certeza de que estava contribuindo de forma positiva. 

Na terceira e última transmissão, feita com o celular da filha porque a bateria do seu havia descarregado, Dirceu Andrade deu o recado para que todos contribuam contra a pandemia em suas casas. "Eu quero dizer para vocês que toda essa 'live' e as várias outras que eu vou fazer é para vocês ficarem em casa. Vá se aquietar, mermã! Vá se aquietar, vai!"

 

 

Neste domingo (22), haverá outra transmissão ao vivo, a partir de 19h. "Tenho muitos textos que eu não contei. E no Instagram dá para explicar as coisas, conversar com o público. Tenho muita história e não usei nem a metade", avisou em entrevista ao Cidadeverde.com

O humorista ainda estuda como fazer os próximos shows, ou até transmissões mais curtas ao longo do dia. Mas o que Dirceu Andrade deseja é não precisar fazer várias transmissões durante as próximas semanas. "Eu espero que acabe logo essa pandemia. Mas se precisar, a gente vai ampliando (os shows)". 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais