Cidadeverde.com

Ave entra em turbina e faz avião voltar ao aeroporto

Imprimir

Uma ave, possivelmente um urubu, fez com que o vôo 1659 da Gol, que saiu de Teresina em direção a São Paulo na tarde deste domingo (1º) retornasse ao aeroporto Petrônio Portella menos de uma hora depois. O animal entrou em uma das turbinas da aeronave e forçou o avião a descer para avaliação. Não houve maiores problemas na aterrissagem, mas ficou o transtorno de quem irá se atrasar no seu destino.
O vôo decolou às 15h34min, segundo o site da Infraero. Pouco tempo depois, passageiros ouviram um estrondo. O comandante da aeronave anunciou que uma ave teria entrado na turbina direita do avião. "Era a turbina do meu lado da janela. Ele disse que estava tudo bem, mas teria de pousar para avaliação", relatou Elizeu Santos Neto, que seguirá para fazer residência médica em São Paulo.
 
Não houve explosão ou qualquer dano maior na aeronave, que teve de sobrevoar Teresina por cerca de 40 minutos para queimar combustível. Após a aterrissagem, todos os passageiros desembarcaram para realizar o check-in novamente. Alguns temem perder as conexões com  outros vôos, e até o momento ninguém foi informado sobre quando o vôo deve deixar Teresina novamente.
 
Dezenas de passageiros estão no saguão do aeroporto refazendo o check-in e aguardando informações. Funcionários da Infraero não quiseram falar sobre o caso.
 
O risco provocado pela presença de urubus nos lixões próximos ao aeroporto já foi denunciado por diversas vezes. Em janeiro, um avião teve de fazer um pouso forçado na água nos Estados Unidos por conta de uma ave que entrou em uma das turbinas.
 
Atualizada às 17h40min
Familiares dos passageiros começaram a retornar ao aeroporto para acompanhar o desfecho do embarque. A última informação é de que a Gol estaria providenciando uma outra aeronave para embarcar todos ainda na noite deste domingo. O próximo vôo da empresa vem de Fortaleza/CE por volta de 1h, mas já está lotado.
 
Clique ► e veja o vídeo
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: